Minamoto no Yoriie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tumba de Minamoto no Yoriie em Shuzenji

Minamoto no Yoriie (源頼家? , 11 de setembro de 1182 - 14 de agosto de 1204) foi o segundo shōgun do shogunato Kamakura do Japão. Foi o primeiro filho do primeiro shōgun Minamoto no Yoritomo e sua mãe foi Hōjō Masako.

Vida[editar | editar código-fonte]

Neto de Hōjō Tokimasa e Hiki Yoshikazu, Yoriie residia em Kamakura, teve como amas as esposas de homens poderosos como Kajiwara Kagetoki , além de suas irmãs mais novas [1]. Quando sua mãe estava grávida seu pai Yoritomo mandou seus homens construírem o Dankazura na Wakamiya Ōji para que a criança tivesse um parto seguro [1].

Yoriie ainda muito jovem mostrou um grande interesse em artes militares, como esgrima e equitação. Com a morte de seu pai em 1199, aos 17 anos de idade Yoriie se converteria no líder do clã Minamoto e nomeado Seii Taishōgun en 1202 [1]. Entretanto foi criticado pelo abandono das linha política de seu pai, e sua mãe o proibiu de fazer qualquer atividade política [1]. Quando Yoriie teve um herdeiro, Minamoto no Ichiman , a criança também nasceu na mansão Hiki da filha de Wakasa no Tsubone, fato que consolidou ainda mais o vínculo já forte [2]. A partir desta relação Hiki Yoshikazu ganhou influência considerável quando Yoriie tornou-se shogun, aumentando a hostilidade de Hōjō Tokimasa , que estava se aproximando cada vez mais do irmão mais novo de Yoriie, Minamoto no Sanetomo, e procurava cada vez mais alavancar essa relação para obter vantagem política.

As pressões entre os clãs Minamoto e Hōjō desencadearam na derrubada de Yoriie. Em 30 de junho 1203 seus poderes foram formalmente tirados e assumido por um conselho de 13 anciãos encabeçados por seu avô Hōjō Tokimasa [1] e logo depois condenado a prisão domiciliar acusado de uma conspiração contra o Clã Hōjō e assassinado por membros deste clã em 17 de julho 1204 em em Shuzenji, uma pequena cidade na Província de Izu. O shōgun sucessor foi seu irmão mais novo Sanetomoo último da linha de Seiwa Genji a governar, pelo menos nominalmente, em Kamakura [3].

A Rebelião de Hiki Yoshikazu[editar | editar código-fonte]

Gravemente doente, Yoriie propõem nomear tanto o seu irmão mais novo Sanetomo , como Minamoto no Ichiman para sucedê-lo, os dois iriam dividir o poder, governando partes separadas do país. Parecia natural para ele que Hiki Yoshikazu seria então o regente, mesmo que não oficialmente, do jovem Ichiman . Hiki Yoshikazu insinuou a Yoriie, que seria o clã Hōjō estaria tramando o assassinato tanto de Ichiman quanto de Sanetomo. Tendo ouvido a conversa Hōjō Masako contou a seu pai, Tokinasa que convidou Hiki Yoshikazu a sua casa e mandou Amano Tōkage o assassinar ali mesmo [4]. Uma batalha entre os clãs se seguiu, o Hiki foram derrotados por uma coalizão dos clãs Hōjō, Wada, Miura e Hatakeyama e seus membros exterminados.

Os três filhos de Yoriie[editar | editar código-fonte]

Yoriie teve três filhos, Ichiman , Minamoto no Yoshinari (chamado de Kugyō) e Minamoto no Senjumaru, todos morreram violentamente, vítimas da luta pelo poder que se seguiu à morte de Yoritomo. Ichiman (1198-1203) era o mais velho. Sua mãe Wakasa no Tsubone era filha Hiki Yoshikazu, e a criança foi criada pelo Clã Hiki. Há versões contraditórias de sua morte, mas, todas afirmam que morreu no incêndio que destruiu a residência Hiki. Segundo filho, Yoshinari, o único dos três a chegar à idade adulta, foi forçado a tornar-se um bonzo e em 1219 assassinou seu tio Sanetomo nas escadas de pedra em Tsurugaoka Hachiman-gu na capital shogunal de Kamakura, sendo depois ele próprio morto no mesmo dia [5].

Seu terceiro filho Senjumaru (千寿丸? 1201-1214) tinha 12 anos quando Izumi Chikahira se rebelou contra os Hōjō para fazer da criança o próximo shogun . Após a derrota de Chikahira, a criança foi forçada a tornar-se um bonzo como seu irmão mais velho Yoshinari. Um ano depois, Wada Yoshimori também se rebelou, mas, como Chikahira, foi derrotado e Senjumaru morreu com os membros do Clã Wada.

Precedido por
Minamoto no Yoritomo
Sasa Rindo.svg -- 2º Shōgun Kamakura
Minamoto no Yoriie

1202–1203
Sucedido por
Minamoto no Sanetomo

Referências

  1. a b c d e Motohisa Yasuda (1990). Kamakura, Muromachi. jinmei jiten (em japonês) (Tōkyō: Shin Jinbutsu Ōraisha). pp. 592–593. OCLC 24654085. 
  2. Michinori Kamiya (2006). Fukaku Aruku. Kamakura Shiseki Sansaku (em japonês). Vol. 1 & 2 (Tōkyō: Kamakurashunjūshashuppanjigyōbu). pp. 44–45. ISBN 9784774003405. OCLC 169992721. 
  3. LOUIS FREDERIC (2008). O Japão. Dicionário e Civilização (Rio de Janeiro: Globo Livros). p. 443. ISBN 9788525046161. 
  4. Louis Frédéric (2008). Japan Encyclopedia (em inglês) (Havard: Harvard University Press). p. 26. ISBN 9780674017535. 
  5. Katsuji Kusumoto (2002). Kamakura Naruhodo Jiten (em japonês) (Tokyo: Jitsugyō no Nihonsha). pp. 70–73. ISBN 9784408007793. 
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.