Minamoto no Yoritomo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Minamoto no Yoritomo
Nascimento 9 de maio de 1147
Atsuta-ku
Morte 9 de fevereiro de 1199
Kamakura
Sepultamento Tomb of Minamoto no Yoritomo
Cidadania Japão
Progenitores
Cônjuge Hōjō Masako, Kame no Mae, Daishin no Tsubone
Filho(s) Minamoto no Yoriie, Minamoto no Sanetomo, Ōhime, Sanman, Jōgyō, Ōtomo Yoshinao
Irmão(s) Bōmon Hime, Minamoto no Mareyoshi, Ano Zenjō, Minamoto no Yoshitsune, Minamoto no Noriyori, Minamoto no Tomonaga, Minamoto no Yoshihira, Minamoto no Yoshikado, Gien
Ocupação político, bushi, urbanista
Causa da morte queda de cavalo
Assinatura
Minamoto no Yoritomo kaou.jpg

Minamoto no Yoritomo (源 頼朝? 9 de maio de 1147—9 de fevereiro de 1199) foi o fundador e o primeiro imperador xogum do Período Kamakura ou Xogunato Kamakura do Japão, governando no período de 1192 até 1199.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Segundo fontes históricas Yoritomo nasceu em Atsuta-ku, Nagoya, província de Owari. Membro do clã Minamoto, Yoritomo foi banido em sua juventude como consequência das revoltas do seu pai contra a reinante clã Taira. No exílio Yoritomo encontrou apoio para sua causa em Hōjō Tokimasa e em 1185 derrotou os Taira.

Em 1192, o imperador enclaustrado concedeu a Minamoto o título de xogum, o que o converteu na suprema autoridade de todas as forças militares do país. Yoritomo introduziu os seus próprios governantes (Shugo) e representantes (Jitō) em todo o Japão, como consequência disto foi criada uma infraestrutura governamental para competir com a corte imperial, superando-a progressivamente.

Yoritomo foi, assim, capaz de governar sem realmente derrubar o imperador e desenvolveu um padrão a seguir pelos futuros xogunatos.

Precedido por
_____
Sasa Rindo.svg -- 1º Xogum Kamakura
Minamoto no Yoritomo

1192–1199
Sucedido por
Minamoto no Yoriie


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tazawa, Yutaka., Matsubara, Saburo., Okuda Shunsuke e Nagahata, Yasunori. 1985: História Cultural do Japão. Una Perspectiva. Ministério de Relações Internacionais do Japão, Tóquio. 120p.
  2. Roldan Oliarte, Esteban. 1938: Japón Primitivo. París.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Minamoto no Yoritomo