Minamoto no Yoshiie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pintura de Minamoto no Yoshiie, feita por Tsukioka Yoshitoshi.

Minamoto no Yoshiie (源义家 ? , 1039-4 de agosto de 1106), também conhecido como Hachimantarō , era um samurai do Clã Minamoto do Período Heian , e Chinjufu Shogun (Comandante-em-chefe da defesa do Norte). O primeiro filho de Minamoto no Yoriyoshi , teve seu batismo de sangue na batalha contra o Clã Abe na Guerra Zenkunen (Primeira Guerra dos Nove Anos) [1] e logo após contra o Clã Kiyowara na Guerra Gosannen (chamada de Segunda Guerra dos Três Anos). Posteriormente, tornou-se uma espécie de paradigma do samurai com relação a sua habilidade e bravura.

A Guerra Zenkunen[editar | editar código-fonte]

Em 1050, Abe no Yoritoki ocupava o cargo de Chinjufu Shogun , o Clã Abe era encarregado desse cargo por muitas gerações, o comandante-chefe da defesa do norte em Honshu contra os nativos de Ezo (poco Ainu ). Efetivamente, no entanto, Yoritoki comandava toda a região, negando ao Governador oficial qualquer poder verdadeiro. Como resultado, o pai de Yoshiie foi designado tanto Chinjufu Shogun quanto governador, e Yoshiie viajou para o norte com seu pai para resolver a situação.

A campanha contra o Clã Abe durou 12 anos, ou nove se se subtrairmos os curtos períodos de cessar-fogo e de paz [2] . Yoshiie lutou ao lado de seu pai, na maioria, se não em todas, as batalhas. Abe no Yoritoki morreu em 1057, mas seu filho Abe no Sadato assumiu o comando das forças de seu pai.

A luta culminou em 1062, em uma série de ações que reforçaram a reputação Yoshiie. Abe no Sadato atacou as forças de Minamoto, mas, sofreu uma reversão, retirou-se para um forte próximo ao Rio Kuriya. Yoriyoshi ordenou um ataque sobre a Fortaleza Kuriyagawa, e e deixou a em chamas, forçando Sadato a fugir. Durante a retirada caótica, Yoshiie perseguiu Sadato a cavalo, segundo o relato no Waki Mutsu (A História de Mutsu):

Yoshiie voltou a Kyoto em 1063 cedo com as cabeças de Abe no Sadato e de muitos outros. Como resultado de seu talento no campo de batalha, ele ganhou o nome de Hachimantarō, referindo-se a ele como o filho de Hachiman, o deus da guerra. No ano seguinte, Yoshiie pegou vários seguidores do Abe, e os tomou como cativos, como servos.

A Guerra Gosannen[editar | editar código-fonte]

Mais de vinte anos depois, Yoshiie era agora o comandante-chefe em outro conflito importante do Período Heian. Iniciada em 1083, ele lutou contra o Clã Kiyowara, que lutou ao lado dele e de seu pai contra o Clã Abe, mas que desde então provaram ser governantes fracos nas províncias do norte [4].

Nomeado governador da Província de Mutsu em 1083, Yoshiie tomou para si, sem ordens da Corte Imperial, a tarefa de trazer um pouco de paz e ordem para a região. Uma série de disputas entre Kiyowara no Masahira , Kiyowara no Narihira e Kiyowara no Iehira pela liderança do clã se tornou violenta.

Ocorreu uma série de batalhas e escaramuças entre as forças de Yoshiie e as várias sub-facções Kiyowara. Tudo terminou em 1087, na paliçada Kanazawa. Yoshiie, junto com seu irmão mais novo Minamoto no Yoshimitsu e Fujiwara no Kiyohira, assaltaram o posto ocupado por Iehira e seu tio Kiyowara no Takahira. Depois de muitos meses de cercos e escaramuças, a paliçada foi incendiada, e os Kiyowara derrotados; Takahira e Iehira foram mortos. As forças Minamoto sofreram grandes perdas.

Yoshiie era um líder especialmente qualificado, mantendo a moral da tropa e preservando a disciplina entre os guerreiros.

Referências

  1. Louis Frederic; Alvaro David Hwang. «Abe no Muneto». O Japão, Dicionário e Civilização (em portugês). p. 34. Consultado em 22 de novembro de 2013 
  2. George Sansom (1958). A History of Japan. To 1334 (em inglês). Stanford, California: Stanford University Press. 249 páginas. ISBN 9780804705233 
  3. Masaaki Kajihara. Mutsu Waki (em Kanbun). Kyoto: Rakuyō. OCLC 34535922 
  4. LOUIS FREDERIC. O Japão. Dicionário e Civilização. Rio de Janeiro: Globo Livros. p. 347. ISBN 9788525046161 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Minamoto no Yoshiie
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.