Mineiros Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mineiros E.C.
MineirosEC.png
Nome Mineiros Esporte Clube
Alcunhas Águia do Vale
Torcedor/Adepto Mineirense
Mascote Águia
Fundação 20 de janeiro de 1977 (45 anos)
Estádio Odilon Flores
Capacidade 7.000 Pessoas
Localização Mineiros, GO
Presidente Elizan Barbosa
Treinador Love Kestelot Ndjiongang Pogne
Patrocinador Comiva
Material (d)esportivo Super Bolla
Competição Goianão - Série C
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

Mineiros Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Mineiros, estado de Goiás. Suas cores oficiais são o azul e o branco. Sua casa é o Estádio Odilon Flores, que têm capacidade para 7.000 pessoas. Atualmente, a equipe está na primeira divisão de Goiás.


História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1977, o clube ficou com a terceira colocação no Estadual de 1993. Conquistou o título da Terceira Divisão do Campeonato Goiano em 2003 e da Segunda Divisão em 2004. No ano de 2005, tornou-se o melhor time do interior goiano, sendo novamente o terceiro colocado do Campeonato, atrás apenas do Goiás e do Vila Nova, o campeão de 2005, que venceu o time mineirense na semifinal. Com essa colocação, ganhou o direito de disputar pela primeira vez a Série C do Campeonato Brasileiro de 2005 e a Copa do Brasil de 2006.

Em 2006, chegou a ocupar, na penúltima rodada do 2º turno do campeonato goiano, a liderança do grupo A, a um passo de se classificar mais uma vez para as semifinais, dependendo apenas de um empate contra a Anapolina, segundo no grupo. Mas perdendo a partida por 3 a 2, ficou fora do quadrangular final. O time ainda era um dos representantes do estado de Goiás, ao lado do Vila Nova, na Copa do Brasil. Nesta competição, o time pegou na primeira fase o Americano do Rio de Janeiro. O jogo de ida, no Estádio Odilon Flores em Mineiros, terminou com vitória do 'MEC', como é conhecido pelos habitantes de sua cidade, por 3 a 1. Já no jogo de volta, em Campos, Rio de Janeiro, acabou perdendo por 4 x 2, mas se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil por ter marcado mais gols fora de casa.

Foi a segunda vez que um time do interior de Goiás se classificou para a 2ª fase desta competição (o CRAC já havia conseguido tal façanha, em 2004). Jogando então contra a equipe do Atlético Mineiro, um dos maiores do Brasil, o time de Mineiros saiu vitorioso na partida de ida por 3 a 2, no dia 15 de março. No jogo de volta, agora no Mineirão, em Belo Horizonte, o time mineirense acabou sendo eliminado ao ser derrotado por 4 a 1. Em 2007, novamente era cotado como um dos principais concorrentes ao título goiano, porém não obteve um bom desempenho na fase de grupos e acabou não conseguindo se classificar para as semifinais do estadual, terminando na 6° colocação entre 12 concorrentes. Agora em 2009 rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Goiano. No ano de 2010, a equipe do MEC participou do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso 2010, e terminou este em 3º lugar,com isso não conseguiu o acesso à 1ª divisão goiana em 2011.Da mesma forma que no ano anterior o MEC não conseguiu o acesso a 1ª divisão em 2012, terminando novamente em 3º lugar no Campeonato Goiano da Divisão de Acesso 2011 depois de uma polêmica rodada final em que o Itumbiara ganhou fora de casa por 8x1 do Anápolis e assim eliminou o MEC que precisava vencer e torcer que o Itumbiara não vence-se o Anapolis por Goleada. Neste ano de 2012, o Mineiros Esporte Clube tenta mais uma vez chegar à elite do futebol goiano. Atualmente está indo bem, liderando a competição até a data de hoje, 22 de junho, com 9 pontos conquistados, tendo um aproveitamento de 75%. O time titular é: Amaral; Jean, Kazão, Derson e Maycon; Valtinho, Wênio, Weverton e William Kremer; David Oliveira e Sandrinho.Ontem dia 04.08.2012 o Mineiros venceu fora de casa o Goiânia por 4x1 e agora precisa de apenas 01 ponto em duas partidas para matematicamente garantir sua vaga às semi-finais da Divisão de Acesso 2012. O próximo compromisso da Aguia do Vale será dia 08.08.2012 contra o Grêmio Anápolis em Anápolis no estádio Jonas Duarte, uma vitória mequista garante ao Mineiros a chance da disputa pelo 2º lugar no último jogo no Odilon Flores contra o Aparecida. Isso garantiria a vantagem de jogar a segunda partida semi-final em casa e a oportunidade de se valer de dois resultados iguais para conseguir o Acesso a Elite do futebol goiano.

2014 Ano de Crise

Em 2014 Enfrentando Dificuldades O diretor Gilson Martins informou que foram envidados todos os esforços para que o MEC - Mineiros Esporte Clube, mandasse seus jogos do campeonato Goiano 2014, no Estádio Odilon Flores chamado “Ninho da Águia”, que encontra-se interditado por não ter sido possível fazer as melhorias exigidas por órgãos de segurança, orçados em torno de R$ 60.000,00 (Sessenta Mil Reais), verba essa que o clube não teve como conseguir, mas surgiu uma luz no fundo do túnel, com a cessão do estádio Municipal Aníbal Teixeira de Aparecida de Goiânia, pela administração municipal daquela cidade, sem qualquer ônus para o clube. Outra informação do presidente mequista, pensando no futuro do MEC, tomou esta decisão por entender que o clube poderia ficar fora das competições do futebol goiano por dois anos e ainda pagar multa de dez a cem mil reais, impostas pelo TJD e entendeu que esta era a melhor solução.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
GOtrophy.png Campeonato Goiano - Divisão de Acesso 1 2004
GOtrophy.png Campeonato Goiano da Terceira Divisão 1 2003

Posições de destaque[editar | editar código-fonte]

Elenco 2021[editar | editar código-fonte]

Umas das curiosidades do elenco está no comando, o time é comandado pelo treinador camaronês Love Kestelot.[1][2] Kestelot chegou a ser demitido em 2019, por causa da paralização das atividades devido a pandemia de Covid-19,[3] mas com o retorno do campeonato, o camaronês retornou ao clube para comandar a equipe no Campeonato Goiano da Terceira Divisão 2021.[4][5][6]


Elenco atual do Mineiros Esporte Clube[7]
N.º Pos. Nome N.º Pos. Nome N.º Pos. Nome
1 G Brasil Rodrigo Antunes 7 A Brasil Carlos Victor Pereira 13 L Brasil Fredson dos Santos
2 L Brasil John Albert Mendes 8 M Brasil Claudson Pereira 14 Z Brasil Pedro Henrique Silva (Bil)
3 Z Nigéria Martin Uche Ezekulie 9 A Brasil Genylson Souza Lima 15 Z Brasil Klayton da Silva
4 Z Brasil Mateus Magallanes de Sousa Santos 10 A Brasil Maikon Ferreira Souza 16 M Brasil Vitor Hugo Soares
5 V Camarões Issa Kone 11 A Brasil Paulo Ricardo da Silva 17 L Brasil Felipe Fernandes
6 L Brasil Jean Brandao Porto 12 G Brasil Stenio da Silva Souza 18 A Brasil Matheus Carlos Silva

Técnico: Camarões Love Kestelot[8][9]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  1. «SÚMULA ON-LINE Independente de Rio Verde X Mineiros 16/10/2021» (PDF). Consultado em 5 de novembro de 2021 
  2. «Love Kestelot no Futebol de Goyaz». Consultado em 5 de novembro de 2021 
  3. «Treinador camaronês é demitido do Mineiros Rio Verde Agora». Consultado em 5 de novembro de 2021 
  4. «Mineiros inova e terá treinador camaronês para a terceira divisão». Consultado em 5 de novembro de 2021 
  5. «Com recorde de clubes, 3ª Divisão goiana começa neste sábado - O Popular». Consultado em 5 de novembro de 2021 
  6. «MEC contrata treinador camaronês». Consultado em 5 de novembro de 2021 
  7. «SÚMULA ON-LINE Monte Cristo X União Inhumas 20/10/2021» (PDF). Consultado em 3 de novembro de 2021 
  8. «SÚMULA ON-LINE Independente de Rio Verde X Mineiros 16/10/2021» (PDF). Consultado em 5 de novembro de 2021 
  9. «Love Kestelot no Futebol de Goyaz». Consultado em 5 de novembro de 2021