Ministério Federal das Finanças da Alemanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O Detlev-Rohwedder-Haus, o ex-Reichsluftfahrtministerium, agora Ministério Federal das Finanças em Berlim.

O Ministério Federal das Finanças (em alemão: Bundesministerium der Finanzen, abreviado BMF) é o ministério responsável pela gestão do orçamento do Estado alemão.

A sede principal deste ministério está localizado no Detlev-Rohwedder-Haus[1] em Berlim. Esse prédio era o antigo Ministério da Aviação do Reich (Reichsluftfahrtministerium) durante o período da Alemanha Nazista. Foi construído entre 1935 e 1936 e era o maior edifício de escritórios de toda a Europa na época. O ministério era dirigido por Hermann Göring, responsável pelo desenvolvimento e produção de aeronaves para a Força Aérea Alemã (a Luftwaffe).

Esse foi um dos poucos edifícios que sobreviveram aos bombardeios aéreos dos aliados em Berlim. Após o final da Segunda Guerra Mundial, o edifício passou a desempenhar o papel de Casa dos Ministérios da República Democrática Alemã (RDA). Desde 1999, após a reunificação, ele é a sede do Ministério das Finanças da Alemanha.

O Ministro Federal das Finanças atual é Wolfgang Schäuble da União Democrata-Cristã[2].

Referências

  1. Antigo prédio do Ministério da Aviação do Reich] (Reichsluftfahrtministerium) em imagem], berlimvisitaspersonalizadas.com, pagina visitada em 14 de dezembro 2014
  2. O ministro atual Wolfgang Schäuble, bundesfinanzministerium.de, pagina visitada em 14 de dezembro 2014

Weblinks[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ministério Federal das Finanças da Alemanha