Ministério da Saúde (Brasil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Coat of arms of Brazil.svg
Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios, Bloco G
www.saude.gov.br
Criação 25 de julho de 1953 (61 anos)[nota 1]
Atual ministro Arthur Chioro
Orçamento R$ 109,5 bilhões (2015) - incluindo orçamento de investimento (R$ 300 milhões) [1]

O Ministério da Saúde, no Brasil, corresponde ao setor governamental responsável pela administração e manutenção da Saúde pública do país. O primeiro Ministério com ações na área da saúde foi criado em 1930, durante o governo de Getulio Vargas, com o nome de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Publica. Em 1937 passou a se chamar Ministério da Educação e Saúde. Em 25 de julho de 1953 foi definido como Ministério da Saúde.

Unidades Vinculadas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Sistema Único de Saúde

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. O Ministério da Saúde foi criado com a extinção do então Ministério da Educação e Saúde, que passou a denominar-se Ministério da Educação e Cultura.(Lei nº 1.920, de 25 de julho de 1953 – Casa Civil da Presidência da República)
Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Portal Orçamento (outubro de 2014). Projeto de Lei Orçamentária para 2015 (PDF) p. 21. Senado federal. Visitado em 3 de janeiro de 2015.