Ministério das Relações Exteriores do Turquemenistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ministério das Relações Exteriores do Turquemenistão
Türkmenistanyň Daşary Işler Ministirligi
Resumo da agência
Formação 1991
Jurisdição Presidente
Sede Avenida Archabil 108, Asgabate
Ministros responsáveis Raşit Meredow (desde 2001)
Sítio oficial http://www.mfa.gov.tm/

O Ministério das Relações Exteriores do Turquemenistão (em turquemeno: Türkmenistanyň Daşary Işler Ministirligi) é a instituição do governo central encarregada de liderar a política externa do Turquemenistão. Foi criado em 1991. O atual ministro das relações exteriores é Raşit Meredow.

Organização[editar | editar código-fonte]

De acordo com a lei sob a jurisdição do presidente do Turquemenistão. Estrutura e número de funcionários do aparelho central do Turquemenistão, bem como das missões diplomáticas e escritórios consulares do Turquemenistão no exterior, aprovadas pelo presidente do Turquemenistão.

A estrutura do ministério consiste em 17 unidades, 15 divisões, um controle e a revista "Política Externa e Diplomacia do Turcomenistão". Tarefas, funções e procedimentos das subdivisões estruturais do aparelho central do ministério regidos por disposições adequadas

Escritório[editar | editar código-fonte]

Em 1 de abril de 2011, um novo prédio do ministério foi comissionado em Asgabate. Possui a arquitetura original, o arranha-céu de 14 andares encimado por um globo gigante, que abriga salas para coletivas de imprensa. No edifício existem 118 escritórios e salas de reuniões para trabalhadores, um auditório, uma sala de conferências e um salão para conferências internacionais. No 11º andar há um terraço panorâmico com vista panorâmica de Asgabate. O prédio foi erguido na Avenida Archabil, que também possui escritórios de outros ministérios e departamentos. O edifício foi construído pela empresa francesa Bouygues.

Ministros das Relações Exteriores[editar | editar código-fonte]

Ministro Mandato
Início Fim
Awdy Kulyýew 1990 1992
Halykberdy Atayew 1992 1995
Boris Şyhmyradow 1995 2000
Batyr Berdiýew 2000 2001
Raşit Meredow 2001 Presente
Fonte: [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [www.rulers.org/fm4.html «Foreign ministers»] Verifique valor |url= (ajuda). Rulers. Consultado em 14 de outubro de 2021