Minnie Pwerle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Minnie Pwerle (também Minnie Purla[1] ou Minnie Motorcar Apwerl) (nascida entre 1910 e 192218 de março de 2006) foi uma artista aborígena australiana.


Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Minnie começou a pintar em 2000, e os seus desenhos tornaram-se populares muito rapidamente. Os seus trabalhos forma exibidos por toda a Austrália e selecionadas por grandes galerias, incluindo a Art Gallery of New South Wales, o National Gallery of Victoria e o Queensland Art Gallery. Com a popularidade, surgiu a pressão dos que desejavam ter o seu trabalho. Foi alegadamente "raptada" por pessoas que queriam que ela pintasse para eles, e houve relatórios dos médias de trabalhos seus falsificados. O trabalho de Minnie é muitas vezes comparado com o de Emily Kame Kngwarreye.

A filha de Minnie, Barbara Weir, é uma artista igualmente respeitada.

Referências

  1. Toohey, Justice John (30 de Maio de 1980). Anmatjirra and Alyawarra Land Claim to Utopia Pastoral Lease (PDF). Reports of the Aboriginal Land Commissioner (Melbourne: Aboriginal Land Commissioner). pp. 23–24. Arquivado desde o original (PDF) em 10 de novembro de 2010. Consultado em 15 July 2010. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.