Miracema Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Miracema
Miracemafc-rj.gif
Nome Miracema Futebol Clube
Fundação 20 de dezembro de 1945 (73 anos)
Extinção 31 de dezembro de 2008
Estádio Municipal Plínio Bastos Barros
Localização Miracema, Brasil
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Miracema Futebol Clube foi uma agremiação esportiva, fundada a 20 de dezembro de 1945, sediada em Miracema, no noroeste do Rio de Janeiro.[1][2][3]

História[editar | editar código-fonte]

Estreou no futebol profissional do Rio de Janeiro, em 1988, ao participar do Campeonato Estadual da Terceira Divisão. No Grupo "D" fica em terceiro, último, em sua chave, atrás do União Nacional Futebol Clube e Olympico Futebol Clube, sendo eliminado da fase seguinte da competição.

Em 1989, participa da chave "A", ficando na quarta colocação, atrás dos classificados Saquarema Futebol Clube, Rio das Ostras Futebol Clube e Campos Atlético Associação. Cruzeiro Futebol Clube, Esporte Clube São João, Cantagalo Esporte Clube, Canto do Rio Foot-Ball Club e Teresópolis Futebol Clube formaram a lista dos eliminados.

Em 1990, o Miracema disputou o certame novamente pelo grupo "A", ficando em quinto na primeira fase, atrás dos classificados Carapebus Esporte Clube, Colégio Futebol Clube, Canto do Rio Foot-Ball Club e Esporte Clube Maricá. Confiança Atlético Clube, Saquarema Futebol Clube, Bela Vista Futebol Clube e Esporte Clube São João completam a lista de desclassificados.

Em 1991, a FFERJ transformou a antiga Terceira Divisão em Segunda, por conta da criação do Grupo "B" da Primeira Divisão. O Miracema passou a integrar, como as demais equipes, o novo módulo que continuou sendo o terceiro na prática. O time integrou o Grupo "C", ficando na terceira colocação, atrás de Saquarema Futebol Clube e Olympico Futebol Clube. O Canto do Rio Foot-Ball Club também se habilitou à segunda fase. Nesta a equipe foi a última colocada, atrás de Saquarema Futebol Clube, classificado à final, Olympico Futebol Clube, Canto do Rio Foot-Ball Club, Pavunense Futebol Clube e Céres Futebol Clube.

Em 1992, a equipe alvinegra disputou pela última vez um certame profissional. Por falta de condições financeiras seus pontos foram anulados e o time foi eliminado da competição. Desde então se encontra com suas atividades esportivas desativadas.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 2013 - Campeão da Copa Noroeste de Ligas;
  • 2017 - Campeão da Copa Rio-Minas (sub 17);[vago]

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Rio de Janeiro Série B2 3 4º colocado (1989) 1988 1991

Referências

  1. VIANA, Eduardo. Implantação do futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Cátedra 
  2. Times Brasileiros. «Miracema». Consultado em 10 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 15 de novembro de 2013 
  3. Futebol Nacional. «Miracema». Consultado em 10 de janeiro de 2013