Miracema do Tocantins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Miracema do Tocantins
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 25 de agosto
Fundação 25 de agosto de 1948 (67 anos)
Gentílico miracemense
Prefeito(a) Mágda Régia Silva Borba (PR)
(2013–2016)
Localização
Localização de Miracema do Tocantins
Localização de Miracema do Tocantins no Tocantins
Miracema do Tocantins está localizado em: Brasil
Miracema do Tocantins
Localização de Miracema do Tocantins no Brasil
09° 34' 01" S 48° 23' 31" O09° 34' 01" S 48° 23' 31" O
Unidade federativa  Tocantins
Mesorregião Ocidental do Tocantins IBGE/2008 [1]
Microrregião Miracema do Tocantins IBGE/2008 [1]
Região metropolitana Palmas
Municípios limítrofes Miranorte, Palmas, Lajeado, Tocantínia
Distância até a capital 74 km
Características geográficas
Área 2 656,078 km² [2]
População 20 692 hab. (TO: 11º) –  IBGE/2010[3]
Densidade 7,79 hab./km²
Altitude 197 m
Clima Tropical °C
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,743 alto PNUD/2000 [4]
PIB R$ 525 514,885 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 26 023,32 IBGE/2008[5]
Página oficial
Prefeitura http://www.miracema.to.gov.br/
Câmara http://cmmiracema.to.gov.br/

Miracema do Tocantins é um município do estado do Tocantins, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 09º34'02" sul e a uma longitude 48º23'30" oeste, estando a uma altitude de 197 metros. Sua população estimada em 2010 era de 20 684 habitantes. Possui uma área de 2 667,075 km². Foi a capital estadual até 1990. A cidade forma uma conurbação com o município vizinho de Tocantínia.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Miracema" é originário do tupi antigo pirasema, que significa "saída de peixes" (pirá, peixe e sema, saída). O termo se refere ao período de reprodução dos peixes, quando os mesmos sobem os rios ou se deslocam para seus trechos rasos e com ervas para desovar, período este em que a pesca é facilitada.[6]

História[editar | editar código-fonte]

Em tempos passados, a região foi habitada pelos índios xerentes.[7] No início do século XX, os garimpos atraíram migrantes para o então Norte de Goiás, estimulando, também, a exploração da cana-de-açúcar e a navegação fluvial. A região foi denominada Xerente e Bela Vista. Em 1948, o distrito foi desmembrado de Araguacema, com a denominação de Miracema do Norte.

Em 1988, com o desmembramento do Estado de Goiás originando o Tocantins, Miracema do Norte, hoje Miracema do Tocantins, foi escolhida para sediar a capital provisória do Estado, por ato do presidente da República. Permaneceu nesta condição no período de 1º de janeiro de 1989 até 31 de dezembro do mesmo ano, quando foi instalada, em Palmas, a capital estadual definitiva.

Exército Brasileiro[editar | editar código-fonte]

No município, está instalada a unidade de tiro de guerra 11-008.[8]

Esporte[editar | editar código-fonte]

O município possui dois clubes de futebolː o Tocantins Esporte Clube (TEC) e o Miracema Esporte Clube (MEC). No município, localiza-se o estádio de futebol Castanheirão, que pertence ao Governo Estadual e que tem capacidade para 2 000 pessoas.[9]

Atrativos[editar | editar código-fonte]

  • Praia Mirassol, no Rio Tocantins;
  • Balneário do Lucena e Correntinho;
  • Praia do Funil;
  • Miracaxi (carnaval fora de época), realizado no Ponto de Apoio;
  • Mirafolia (carnaval);
  • Exposição Agropecuária (realizada em maio).

Festas populares:

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima e pluviosidade[editar | editar código-fonte]

O clima é quente todo o ano. Apesar de ter algumas variações, são poucas, pois a diferença entre o mês mais quente (setembro) e o mais frio (julho) é de apenas 3 °C. A média das máximas em setembro é de 41 °C, e a das mínimas é de 23 °C; em julho, a média das temperaturas máximas atinge 33 °C, enquanto a das mínimas cai para 15 °C. Assim, a temperatura média anual é de 26 °C. Apesar de setembro ser o mês mais quente, as temperaturas mínimas maiores acontecem em março, com 24 °C. O mesmo acontece em relação a julho (mês mais frio), pois a menor temperatura máxima acontece em março e fevereiro.

A distribuição sazonal das precipitações pluviais está bem caracterizada, acusando, no ano, dois períodos bem definidos: a estação chuvosa de outubro a abril com temperatura média que varia entre 22 °C e 28 °C, com ventos fracos e moderados; e a estação seca nos meses de maio a setembro com temperatura média que varia entre 27 °C e 32 °C e temperatura máxima de 41 °C. O mês mais chuvoso é janeiro, quando chove 241 mm, enquanto o mês mais seco é julho, quando chove apenas 5 mm.

Relevo[editar | editar código-fonte]

O relevo está caracterizado pelas Serras do Carmo e do Lajeado, que constituem um relevo basicamente escarpado. A cidade se localiza em um planalto.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Dentre os principais rios de Miracema, destaca-se o Rio Tocantins.

Educação[editar | editar código-fonte]

O município de Miracema do Tocantins possui um campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com os seguintes cursos: educação física (a iniciar), educação intercultural (a iniciar), pedagogia (em andamento), psicologia (a iniciar) e serviço social (em andamento). Além dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores do Ensino Básico (PARFOR), que são educação física e história, e dos cursos de pós-graduação.

A rede municipal de ensino conta com creches escolares, além de escolas de ensino fundamental, como a Vilmar Vasconcelos, a Francisco M. Noleto, a Brigadeiro Lisias Rodrigues, entre outras. Já a rede estadual tem escolas de ensino médio e fundamental.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia é baseada principalmente no comércio varejista, agropecuária (gado leiteiro e de corte), produção de mel (da associação local, a APROMI), indústria de confecções, cerâmica, gráfica e de serigrafia e turismo. Este último é forte principalmente nas temporadas de praia no Rio Tocantins, no carnaval e em julho, no carnaval fora de época (Miracaxi) promovido pela prefeitura e com o apoio popular. É o mais famoso carnaval fora de época (no estilo baiano) do Tocantins.

Padroeira[editar | editar código-fonte]

A padroeira da cidade é Santa Teresinha do Menino Jesus, cuja festa se dá em 1º de outubro, que é feriado municipal.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Miracema do Tocantins

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008. 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010. 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010. 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008. 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010. 
  6. NAVARRO, E. A. Dicionário de Tupi Antigoː a Língua Indígena Clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 387.
  7. Prefeitura Municipal Miracema do Tocantins. Disponível em http://www.miracema.to.gov.br/Historia/. Acesso em 13 de abril de 2016.
  8. Surgiu. Disponível em http://surgiu.com.br/noticia/101268/magda-borba-participa-de-visita-tecnica-no-tiro-de-guerra.html. Acesso em 13 de abril de 2016.
  9. CBF
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do Tocantins é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.