Mirza, a mulher vampiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mirza, a Mulher Vampiro é uma personagem brasileira de histórias em quadrinhos (ou banda desenhada em Portugal) criada por Eugênio Colonnese em 1967[1]. Suas histórias pertencem ao gênero horror, que estava em voga durante a década de 60 no Brasil.

A principal marca das histórias de Mirza é sua sensualidade, ousada em comparação com os padrões de sua época[1].

A personagem teve edições especiais publicadas pelas editoras Escala[2], Opera Graphica[3] e Mythos[4], além de uma história em comemoração aos 40 anos de sua criação publicada na revista Wizmania #51 da Panini Comics em Dezembro de 2007[5].

A personagem participou de crossovers como outros personagens de Colonnese como o Morto do Pântano[3] e os super-heróis X-Man, Superargo, Pele de Cobra, Gato e Mylar no álbum "A Última Missão" de Watson Portela[6].

Em 2009, Mirza serviu de modelo para o 21º Troféu HQ Mix[7]

A História de Mirza[editar | editar código-fonte]

Mirela Zamanova é a sétima filha de um nobre polonês cuja linhagem foi amaldiçoada. Durante um incidente no qual quase foi estuprada pelo namorado da irmã, a maldição de sua família a transformou em uma vampira. Após a transformação adotou o nome de Mirza e passou a errar pelas grandes metrópoles do mundo, onde constantemente esbarrava com outros seres sobrenaturais, tanto hostis quanto amigáveis. Quando lhe convém se passa por modelo profissional e é sempre auxiliada por seu criado corcunda Brooks.

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas
  1. a b Adilson Thieghi (14 de outubro de 2008). «Mirza, um Dracula tropicalista». HQ Maniacs 
  2. Fernando Viti. «Max Almanaque - Mirza, a Mulher Vampiro». Universo HQ 
  3. a b press release (8 de novembro de 2002). «Opera Graphica promove o retorno de Mirza, a Vampira». Universo HQ 
  4. Marcelo Naranjo (18 de março de 2008). «Mythos lança especial com Mirza, a Mulher-Vampiro». Universo HQ 
  5. «Wizmania n° 51». Guia dos Quadrinhos 
  6. «Coleção Opera Brasil Volume 1 -A Última Missão». Opera Graphica 
  7. Marcelo Naranjo sobre o press release (10 de agosto de 2009). «Festa de entrega do Troféu HQ Mix será no dia 21 de agosto». Universo HQ 
Bibliografia
  • Rafael Albuquerque e Vinícius Schiavini (2008). «Wizmania (2ª versão) #5- O último adeus a Eugênio Colonnese, mestre dos quadrinhos brasileiros». São Paulo: Panini Comics. pp. 16 a 19. ISSN 1679-5598  Verifique data em: |date= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.