Misofonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A misofonia, nome popular da Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som (SSSS ou S4), é um distúrbio que causa intolerância a pequenos barulhos.[1] Misofonia significa ódio ao som. Para pessoas que sofrem dessa intolerância quase patológica, sons normais do dia-a-dia – como buzinas, barulho de carros, músicas, pessoas conversando ou mastigando – acabam causando irritabilidade, raiva e pânico.[2]

Segundo alguns estudos, essa condição médica possivelmente é desencadeada por uma ou mais experiências negativas relacionadas a determinados barulhos.[3]

Para um misofônico o problema não é o caos sonoro, e sim os pequenos barulhos do dia-a-dia, barulhos de mastigação, teclados e canetas. Infelizmente, a misofonia, é uma doença crônica, pode durar anos, ou a vida inteira.

Alguns barulhos podem ser tão pertubadores que é preciso usar fones de ouvido ou tampões auditivos no dia-a-dia para se proteger. Segundo alguns estudos a misofonia é rara: por ano, cerca de 150 mil brasileiros são diagnosticados com ela.

Referências

  1. g1.globo.com/ Saiba mais sobre misofonia, a intolerância a pequenos barulhos
  2. sitedecuriosidades.com/ O que é Misofonia?
  3. megacurioso.com.br/ Conheça a misofonia: uma condição médica de intolerância
Ícone de esboço Este artigo sobre doenças é um esboço relacionado ao Projeto Saúde. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.