Missão de Assistência Regional para as Ilhas Salomão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Missão de Assistência Regional para as Ilhas Salomão
Datas das operações 2003 - 2017
Motivos Restauração da ordem pública.
Área de atividade Ilhas Salomão

A Missão de Assistência Regional para as Ilhas Salomão (RAMSI, do inglês: Regional Assistance Mission to Solomon Islands), também conhecido como Operação Helpem Fren é uma força internacional de segurança composta por militares e policiais neozelandeses e australianos, em sua maioria, que foi enviado em julho de 2003 para restaurar a ordem e autoridade do Estado, a pedido do Governador Geral.[1] Helpem Fren significa "ajudar um amigo" na língua Pijin.[2]

A missão foi criada em 2003 em resposta a um pedido de ajuda internacional pelo Governador-Geral das Ilhas Salomão. E desde então tem participado de missões naquele país. Geralmente as forças tem sido eficazes no restabelecimento da lei e da ordem e na reconstrução das instituições governamentais. Os principais conflitos das Ilhas Salomão recorrem ao uso da terra e sua divisão feita na época do colonialismo.

Em 1 de julho de 2013, as forças da Austrália, Nova Zelândia, Tonga e Papua Nova Guiné iniciaram uma "reafectação faseada" das Ilhas Salomão depois de ter sido avaliado que a situação de segurança no país tinha estabilizado. As últimas tropas australianas retornaram à Austrália em 1 de agosto de 2013. As ultimas tropas foram retiradas em 2017.

Referências

  1. O’CONNOR, Patrick. Ministro do Exterior das Ilhas Salomão condena a ocupação Australiana na Assembleia Geral da ONU. 2007. Disponível em <http://www.wsws.org/pt/2007/oct2007/port-o18.shtml> Acesso em Abril de 2012
  2. Internet Nations. Ilhas Salomão. Disponível em <https://sites.google.com/site/internetnations/o-mundo/oceania/ilhas-salomao> Acesso em Abril de 2012.