Mister Brau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mister Brau
Informação geral
Formato Sitcom
Gênero Comédia
Musical
Duração 30 a 40 minutos
Criador(es) Jorge Furtado
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Mauricio Farias (Diretor Artístico e Diretor 1ª temporada); Fabricio Manberti (Diretor 1ª temporada); Calvito Leal (Diretor 1ª temporada); Flávia Lacerda
Patricia Pedrosa
Ricardo Spencer
Roteirista(s) Lázaro Ramos
Patricia Pedrosa
Narrador(es) Dirceu Rabelo
Elenco Lázaro Ramos
Taís Araújo
Fernanda de Freitas
George Sauma
Luís Miranda
Kiko Mascarenhas
Cláudia Missura
Marcelo Flores
Brunna Oliveira
Sérgio Rufino
Leonardo Lima
Tema de abertura "Meu Nome é Brau", Lázaro Ramos (1ª – 3ª temporada)
"Meu Nome é Brau e Eu Sou Michele Brau", Lázaro Ramos & Taís Araújo (4ª temporada)
Empresa(s) de produção Estúdios Globo
Localização Rio de Janeiro, RJ
Exibição
Emissora de televisão original Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)

16:9 (2015 - 2016)
21:9 (desde 2017)

Transmissão original 22 de setembro de 201512 de junho de 2018
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 54 (+ 3 Especiais)

Mister Brau foi uma série de televisão brasileira produzida e exibida pela Rede Globo desde 22 de setembro de 2015 à 12 de junho de 2018. O roteiro é escrito por Jorge Furtado e Adriana Falcão.[1][2]

Conta com Lázaro Ramos, Taís Araújo, Luís Miranda, Cláudia Missura, Kiko Mascarenhas, Marcelo Flores, George Sauma e Fernanda de Freitas nos papéis principais.

Antecedentes e produção[editar | editar código-fonte]

Performance ao vivo[editar | editar código-fonte]

Antes da estreia da série, em 13 de setembro de 2015, o cantor fictício e sua esposa cantaram no programa ao vivo do "Domingão do Faustão". Antes de entrarem no palco, o apresentador Fausto Silva explicara (ditou um texto, como realista) que o cantor acabara de voltar do exterior para o Brasil. Após cantar o single "Meu Nome é Brau", o casal conversou com o apresentador até saírem dos personagens. No final, cantou a música "Perdão a Michele".

A segunda temporada foi confirmada antes mesmo da primeira ter acabado. A 2ª temporada​ da série teve 17 episódios no total, três a mais do que a 1ª.[4] Taís Araújo postou uma foto em suas redes sociais anunciando o início das gravações da segunda temporada da série.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada (2015)[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A história girará em torno de um cantor popular, o "Mr. Brau" (Lázaro Ramos) ele será casado com "Michele" (Taís Araújo), ela também será empresária e coreógrafa dele e é super controladora com o marido seguindo a risca o ditado "por trás de um grande homem tem uma grande mulher" esse será o lema de "Michele".

Mister Brau e Michele valorizam também o que não tem preço: a amizade. Ele se mantém fiel a Lima (Luis Miranda), seu parceiro e assessor desde o início de sua carreira, e Michele se apoia em Gomes (Kiko Mascarenhas), seu assessor, mordomo e conselheiro pessoal, para tomar qualquer decisão.

Henrique (George Sauma), advogado competente e atento à capacidade de seu novo vizinho para se meter em encrencas, acaba prestando a ele seus serviços, transformando a inconveniente vizinhança numa ótima fonte de renda. Isso para o desespero de sua esposa Andréia (Fernanda de Freitas), típica dondoca carregada de preconceitos, que faz de tudo para se livrar dos incômodos vizinhos.

Ele é emoção, ela, razão. Ele dá show, ela negocia cachê. Ele é o artista brilhante, ela, a empresária mandona. Ele vive se metendo em confusões, ela, "arrancando os cabelos" por causa do astro.

Assim como o casal sem vergonha da música do grande sambista Zeca Pagodinho, "Brau" e "Michele" estão sempre brigando, porém, um não vive sem o outro. Choram, mas se amam. Ela é a musa das canções do marido e ele, o ídolo da esposa.

Quem vê os dois, bem-sucedidos e felizes hoje em dia, não imagina que eles já passaram necessidade no passado. De origem humilde, eles tiveram que batalhar duramente para alcançar seus sonhos e vencer na vida, sempre um apoiando o outro nos momentos difíceis. Atualmente, Brau e Michele são um exemplo de superação e fonte de inspiração para muitos casais. E o interessante é que a série é gravada na própria casa do casal.

Completam ainda a série, Catarina (Cláudia Missura), doméstica que trabalha na casa de Henrique e Andréia e que vive se metendo nos assuntos dos patrões e o Tenente Marques (Marcelo Flores), guarda e segurança do condomínio e namorado de Catarina.

A partir da terceira temporada, Brau e Michele adotaram Egídio, Lia e Carltio (Sérgio Rufino), que se tornaram seus filhos.

2ª Temporada (2016)[editar | editar código-fonte]

A série estrelada por Lázaro Ramos e Taís Araújo conquistou ótimos pontos de audiência para a Rede Globo e belos comentários dos críticos. Sendo assim, com somente três episódios veiculados, a emissora resolveu dar o aval para a produção da segunda temporada. Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, Jorge Furtado já está no empenho de criar mais 17 episódios para abril de 2016.

EspeciBrau (2016)

Em 21 de dezembro de 2016, foi lançado, exclusivamente no Globo Play, um episódio especial de Natal, o EspeciBrau. Nele, o casal Brau (interpretados por Lázaro Ramos e Taís Araújo) apresentou 25 videoclipes das melhores músicas de "Mister Brau" e mais 2 videoclipes das músicas solo de "Michele Brau".

Os Brau (2017)

Em 9 de abril de 2017, foi lançado, um programa especial, Os Brau. Nele, o casal Brau (interpretados por Lázaro Ramos e Taís Araújo) apresentou o programa musical com convidados especiais, como: Maiara & Maraisa, Marília Mendonça, Claudia Leitte, Karol Conka, Pablo, Buchecha, Liniker e os Caramelows, Iza entre outros.

3ª Temporada (2017)[editar | editar código-fonte]

Mister Brau, novamente com boa crítica e boa audiência conquistou o público e ganhou uma terceira temporada. A novidade agora são Egídio, Lia e Carlito, os novos filhos de Brau e Michele.[5] Taís Araújo comemorou a renovação da série e disse: "Adoro fazer esta série. Além de entreter, ela tem a nossa estética, e trata, com leveza, das nossas questões", contou a atriz ao jornal "Correio", se referindo aos temas ligados à negritude. Na entrevista, a global também brincou dizendo que todo mundo tem medo da Michele, 'porque é ela quem comanda aqueles homens todos'. "No começo, não tínhamos nenhuma pretensão, mas acho que a série cumpre um papel. Traz uma estética de uma África moderna, muito sofisticada, porque nós achamos nosso cabelo bonito, nosso nariz bonito", afirmou. Segundo dados consolidados do Ibope, a média do seriado é de 21 pontos na Grande São Paulo neste ano. Além disso, desde a estreia, a crítica tem elogiado o programa, por tratar da questão do racismo com bom humor e ótimas tiradas. Por conta disso, segundo o jornal O Globo, a emissora carioca decidiu produzir uma terceira temporada de "Mister Brau", autorizando novos roteiros a serem escritos desde já. Cinco deles já estariam prontos. Pesou também a vontade dos atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, que estão extremamente felizes com o trabalho que estão realizando. As gravações desta nova temporada devem começar a partir de setembro de 2016, para exibição em 2017, se tudo sair como o planejado pela Rede Globo. Em fevereiro, o casal fez uma aparição na novela Rock Story, promovendo a terceira temporada de Mister Brau na novela das sete, com uma visita a Gui (Vladimir Brichta), nos estúdios da "Som Discos". Na cena, Brau e Gui cantaram o hit "Jacaré Réptil do Ano" e o personagem de Ramos teve um ataque de ciúmes da mulher, ficando no ar, a insinuação de que Michele já o traiu com o roqueiro, durante um certo "carnaval na Bahia".[6]

Mister Brau – O Filme (2018)

Em uma compilação de episódios, a série teve uma versão filme e foi exibido na Sessão da Tarde uma semana antes da estreia da 4ª temporada. Protagonizado por Taís Araújo e Lázaro Ramos, a trama conta a história de um cantor em ascensão, o Mr. Brau. Com a ajuda de sua esposa, Michele atuando como coreógrafa e empresária, o cantor alcança o sucesso meteórico.[7]

4ª Temporada (2018)[editar | editar código-fonte]

Durante a transmissão da terceira temporada, depois de indefinições, a série tem uma 4ª temporada garantida na Rede Globo, para 2018. Os roteiros já estão sendo desenvolvidos.[8] A temporada teve apenas 8 episódios, o último deles gravado em Angola, e encerrou a trajetória dos Braus.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Temporadas
Elenco regular
Lázaro Ramos Bráulio Pederneiras (Mister Brau) Regular
Taís Araújo Michele Maria Pederneiras Regular
Fernanda de Freitas Andréia Tolledo de Menezes Regular
George Sauma Henrique Tolledo de Menezes Regular
Luís Miranda Lima Regular
Kiko Mascarenhas Fernando Gomes (Gomes) Regular
Cláudia Missura Catarina Regular
Marcelo Flores Tenente Marques Regular
Leonardo Lima Egídio Pederneiras Regular
Brunna Oliveira Lia Pederneiras Regular
Sérgio​ Rufino Carlito Pederneiras Regular
Guta Stresser Maria Augusta Recorrente
Lázaro Ramos Priscila Recorrente
Lellêzinha Yasmin[9] Recorrente
Cacau Protásio Maria do Carmo Lima (Carmo)[9] Recorrente


Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Estreia da temporada Final da temporada
1
15
22 de setembro de 2015
29 de dezembro de 2015
2
17
12 de abril de 2016
2 de agosto de 2016
3
14
18 de abril de 2017
18 de julho de 2017
4
8
24 de abril de 2018
12 de junho de 2018

Especiais[editar | editar código-fonte]

Título Estreia
EspeciBrau 21 de dezembro de 2016
Os Brau 9 de abril de 2017
Mister Brau - O Filme 17 de abril de 2018

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Intitulada "Meu Nome é Brau", o videoclipe da canção foi lançado na página oficial da série do site Gshow. Em 13 de setembro de 2015, o cantor fictício apresentou as músicas "Perdão a Michele" e "O Amor é Uma Aventura" no Domingão do Faustão ao vivo. No dia 28 de julho de 2016, a música "Meu Nome é Brau", tocou no episódio 17, da 2ª temporada da série Chapa Quente (2016).

Canções[editar | editar código-fonte]

  • "Meu Nome é Brau"
  • "6G"
  • "Perdão a Michele"
  • "Busque Seu Amor"
  • "Tchutchuca Auau"
  • "Timatilimão"
  • "Estranho o Quê?"
  • "Cantos da Raça"
  • "Brau-aid"
  • "Tá Bem, Tá Bom Tá Dez, Tá Cem"
  • "Jacaré Réptil do Ano"
  • "F.G.H."
  • "Ó.U.A.A.I.Ó."
  • "A Bahia é Brau"
  • "És Venezuela"
  • "Reggae do Jac"
  • "Arqueiro"
  • "Amor Radical"
  • "Rap do Ruivo"
  • "Manerar, Sereia"
  • "Todo Amor é"
  • "Nosso Mundo"
  • "Outra Pessoa" (participação de Michele Brau e Gomes)
  • "As Aparências Enganam" (participação de Mumuzinho)
  • "Dói" (participação de Egídio Brau, Lia Brau e Carlito Brau)
  • "Fico Assim Sem Você" (participação de Michele Brau, Egídio Brau, Lia Brau e Carlito Brau)
  • "Meu Querubim" (Michele Brau participação de Mister Brau)
  • "A Vida é Tão Rala" (Solo de Michele Brau)
  • "Batalhão das Manas" (Solo de Michele Brau)
  • "Chicletinhos" (Solo de Michele Brau)
  • "Meu Nome é Brau e Eu Sou Michele Brau" (Mister Brau, Michele Brau)

Audiência[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio rendeu 24 pontos no IBOPE da Grande São Paulo, sendo a melhor estreia de séries na emissora no ano e pelo fato de Verdades Secretas estar em sua última semana. Já no Rio de Janeiro, outra principal praça para o mercado publicitário do País, a série marcou 29 pontos. [39]

Episódio Data Audiência Ref.
1ª Temporada
1 22 de setembro 24 [40]
2 29 de setembro 20 [41]
3 06 de outubro 19 [42]
4 13 de outubro 18
5 20 de outubro 18
6 27 de outubro 19
7 3 de novembro 20
8 10 de novembro 20
9 24 de novembro 18
10 1º de dezembro 22
11 8 de dezembro 22
12 15 de dezembro 20
13 22 de dezembro 21
14 29 de dezembro 21

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref.
2015
Prêmio Extra de Televisão
Melhor Série
Mister Brau
Indicado [43]
Melhores do Ano
Melhor Ator de Série ou Minissérie
Lázaro Ramos
Indicado [44][45]
Melhor Atriz de Série ou Minissérie
Taís Araújo
Indicado
Prêmio Quem de Televisão
Melhor Atriz
Indicado [46]
Melhor Ator
Lázaro Ramos
Indicado
Melhor Autor
Jorge Furtado
Indicado
Troféu UOL TV e Famosos
Melhor Série Nacional
Mister Brau
Indicado [47]
Prêmio F5
Ator do Ano
Lázaro Ramos
Indicado [48]
Atriz do Ano
Taís Araújo
Indicado
2016
Prêmio Extra de Televisão
Melhor Série
Mister Brau
Indicado [49]
Melhores do Ano
Melhor Ator de Série ou Minissérie
Lázaro Ramos
Indicado
Melhores do Ano
Melhor Atriz de Série ou Minissérie
Taís Araújo
Indicado
2017 Melhores do Ano Melhor Ator de Série ou Minissérie
Lázaro Ramos
Indicado

Referências

  1. «Adriana Falcão, roteirista de 'Mister Brau', fala da construção de personagens no 'Globo Lab'». Globo Lab 
  2. «Taís Araújo e Lázaro Ramos interpretam casal de músicos na série 'Mr. Brau'». PurePeople. 10 de abril de 2015. Consultado em 13 de agosto de 2015. 
  3. O Globo (10 de Abril de 2015). «Luís Miranda será o compositor Lima em nova série da Rede Globo». Consultado em 13 de Agosto de 2015. 
  4. O Globo (10 de Abril de 2015). «Rede Globo já confirma novos episódios para 2016». iG - RD1. Consultado em 22 de dezembro de 2015. 
  5. Aloizio Júnior. «Terceira temporada de "Mister Brau" é confirmada e elenco comemora». TV Foco 
  6. Mister Brau, Michele e Gui encontram-se em Rock Story
  7. Cíntia Caldeira (17 de abril de 2018). «Sessão da Tarde exibe o filme da série Mister Brau nesta terça-feira (17/04)». E-Daily Brasil 
  8. 4ª Temporada de Mister Brau é confirmada, para 2018
  9. a b «Cacau Protásio e Lellêzinha reforçam o elenco de Mister Brau». Gshow.com. Consultado em 24 de abril de 2018. 
  10. Patrícia Kogut (26 de maio de 2018). «Drica Moraes participará de 'Mister Brau' como enfermeira alemã Matilde, ex-mulher de Brau». O Globo. Consultado em 26 de maio de 2018. 
  11. «Luisa Arraes interpreta fã de Michele Brau ligada em tecnologia». Gshow.com. Consultado em 28 de maio de 2018. 
  12. «Ruth de Souza participará de episódio de 'Mister Brau'». O Globo. Consultado em 1 de maio de 2018. 
  13. «Egídio se apaixona pela irmã de Andrea». Gshow.com. Consultado em 11 de julho de 2017. 
  14. «Fabiana Karla faz participação em 'Mister Brau' e personagem se casa com Lima». Gshow.com. Consultado em 4 de julho de 2017. 
  15. «Mister Brau: Nova esposa do Lima faz invasão à mansão dos Brau». Observatório da Imprensa. Consultado em 4 de julho de 2017. 
  16. «Ailton Graça participa de 'Mister Brau', e personagem emociona Michele». Gshow.com. Consultado em 27 de junho de 2017. 
  17. «Mister Brau: Pai de Michele reaparece». Observatório da Imprensa. Consultado em 27 de junho de 2017. 
  18. «'Mister Brau': surge uma concorrente para Michele e Andrea». Gshow.com. Consultado em 20 de junho de 2017. 
  19. «Renata Gaspar brinca sobre personagem em 'Mister Brau': 'Dá em cima de todo mundo'». Gshow.com. Consultado em 20 de junho de 2017. 
  20. «Michele luta contra o machismo e lança 'desafio doméstico' para Brau». Gshow.com 
  21. «Mister Brau tem participação de Buchecha: "O seriado abre um leque de assuntos indispensáveis"». Observatório de Televisão. Consultado em 2 de maio de 2017. 
  22. «Michele e Brau tentam conseguir guarda dos filhos em 'Mister Brau'». Gshow.com. Consultado em 2 de maio de 2017. 
  23. «Agnaldo Rayol comemora participação em 'Mister Brau': 'Sempre um aprendizado'». Gshow.com. Consultado em 25 de abril de 2017. 
  24. «André Bankoff elogia parceria com Taís Araújo e Lázaro Ramos em 'Mister Brau': 'Jogam juntos com o elenco». Gshow.com. Consultado em 20 de abril de 2017. 
  25. «'Mister Brau': cinco motivos para não perder o último episódio da segunda temporada». Gshow.com. Consultado em 2 de Agosto de 2016. 
  26. «'Mister Brau': cinco motivos para não perder o último episódio da segunda temporada». Gshow.com. Consultado em 2 de Agosto de 2016. 
  27. «'Mister Brau': cinco motivos para não perder o último episódio da segunda temporada». Gshow.com. Consultado em 2 de Agosto de 2016. 
  28. «'Mister Brau': cinco motivos para não perder o último episódio da segunda temporada». Gshow.com. Consultado em 2 de Agosto de 2016. 
  29. «'Mister Brau' acusa Henrique de ser preconceituoso e contrata novo advogado». Gshow.com. Consultado em 26 de julho de 2016. 
  30. «Claudia Leitte e Michele dançam juntas em trio elétrico de Salvador». Gshow.com. Consultado em 5 de Agosto de 2016. 
  31. «Fernanda Torres vive vilã em 'Mister Brau' e abala casamento do astro; reveja!». Gshow.com. Consultado em 25 de julho de 2016. 
  32. «Mister Brau': mãe de Gomes vira hóspede de Michele e irrita o astro». Globo.com. Consultado em 4 de julho de 2016. 
  33. «Fernanda Montenegro grava 'Mister Brau' e brinca sobre seu papel: 'Não é um doce de mãe'» 
  34. «Taís Araújo fica nervosa ao atuar com Fernanda Montenegro em 'Mr Brau'» 
  35. Globo (10 de maio de 2016). «Vladimir Brichta e Viviane Araújo participam de episódio de Mister Brau». O Povo. Consultado em 10 de maio de 2016. 
  36. Globo (10 de maio de 2016). «Vladimir Brichta e Viviane Araújo participam de episódio de Mister Brau». O Povo. Consultado em 10 de maio de 2016. 
  37. «Evandro Mesquita volta às séries em "Mister Brau"» 
  38. «FERNANDA DE FREITAS VIVE PERUA EM "MISTER BRAU" E GARANTE QUE ANDREA SERÁ O TORMENTO NA VIDA DOS PROTAGONISTAS: "É A PEDRA NO SAPATO DOS VIZINHOS"» 
  39. TV, Notícias da. «Mister Brau faz a melhor estreia de série da Globo; JN desaba com dólar a R$ 4». Consultado em 23 de setembro de 2015. 
  40. Kogut, Patrícia. «'Mister Brau' estreia com 29 pontos no Rio e 24 em SP». Consultado em 28 de setembro de 2015. 
  41. Kogut, Patrícia. «'Mister Brau' estreia com 29 pontos no Rio e 24 em SP». Consultado em 28 de setembro de 2015. 
  42. MC (30 de setembro de 2015). «Sem "Verdades Secretas", "Mister Brau" cai e Globo perde 30% de audiência; confira os consolidados desta terça-feira (29/09/15)». Vitor Peccoli. Consultado em 30 de setembro de 2015. 
  43. http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/novela-os-dez-mandamentos-recebe-duas-indicacoes-ao-premio-extra-de-tv-11102015
  44. http://gshow.globo.com/tv/noticia/2015/11/melhores-do-ano-votacao-para-maior-premiacao-da-tv-comeca-dia-811-e-quem-decide-e-voce.html
  45. Confira os vencedores do Prêmio Melhores do Ano de 2015
  46. http://revistaquem.globo.com/Premio-QUEM-2015/noticia/2015/11/premio-quem-2015-tv-melhor-atriz.html
  47. http://tvefamosos.uol.com.br/enquetes/2015/11/24/1-trofeu-uol-tv-e-famosos---vote-nos-melhores-de-2015.htm
  48. http://m.folha.uol.com.br/televisao/2015/12/1713293-premio-f5-celebra-melhores-do-ano-na-tv-e-internet-conheca-os-indicados-e-vote.shtml?mobile
  49. «Prêmio Extra de TV 2016: vote nos melhores da televisão». 22 de outubro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]