Misty (Pokémon)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Misty
Personagem fictícia de Pokémon
Misty SM.png
Misty, como vista em Pokémon Sun e Moon
Nome original カスミ Kasumi
Ocupação Líder do Ginásio da Cidade de Cerulean
Especialidade(s) Pokémon de água
Voz Mayumi Iizuka
Dublagem
Primeira aparição Videogame: Pokémon Red & Blue
Anime: "Pokémon I Choose You!" (Ep. 1)
Mangá: "Gyarados Splashes In!" (Cap. 6)

Misty, conhecida como Kasumi (カスミ?) no Japão, é uma personagem dos jogos de videogame da franquia Pokémon.[1] Ela aparece também em diversas temporadas do anime Pokémon, mangás, brinquedos, livros e outras mídias.

Concepção e criação[editar | editar código-fonte]

A criação de Misty foi acompanhada por Ken Sugimori e Atsuko Nishida nos jogos de videogame e por Sayuri Ichishi no anime. Sua dubladora no Japão, Mayumi Iizuka, declarou que durante sua audição, recebeu um pedido do diretor para agir como ela mesma, e assim conseguiu o papel. Por isso, considera Misty como a personagem que a melhor representa. Mayumi busca saber de todas as aparições da personagem em materiais promocionais e ouras mercadorias, além de fornecer informações para os fãs sobre futuras participações na série de anime.[2]

Aparições[editar | editar código-fonte]

Nos videogames[editar | editar código-fonte]

Nos jogos de RPG, Misty é a Líder de Ginásio de Cerulean e especialista em Pokémon do tipo Água. Ela também aparece como um troféu em Super Smash Bros. Melee e como Líder de Ginásio em Pokémon Puzzle League.

No anime[editar | editar código-fonte]

O anime e filmes contam uma série de aventuras que não seguem a mesma linha da maioria dos jogos da franquia. O anime acompanha a jornada de um dos personagens principais, Ash Ketchum, que viaja pelo mundo fictício de Pokémon com seus amigos. Apesar de ser a Líder de Ginásio de Cerulean, Misty deixa a posição para suas três irmãs para acompanhar Ash. Os dois se conhecem quando Misty acidentalmente pesca Ash e seu Pikachu em um rio enquanto tentava capturar Pokémon do tipo Água. Após esse incidente, Ash pega sua bicicleta emprestada para fugir de um ataque de Spearows selvagens. A bicicleta depois foi destruída por um choque de Pikachu. Misty então decide seguir Ash em sua jornada até que ele consiga substituir a bicicleta, porém seu propósito muda no decorrer da série, pois no último episódio que ela passa com Ash "A Gente se Vê Depois" da saga Master Quest, ela revela ter criado algo mais forte por Ash. Após recuperar sua bicicleta em Johto, Misty volta para o ginásio de Cerulean e reassume o posto de Líder de Ginásio. Por isso, ela não está no elenco principal das temporadas seguintes, e só aparece em poucos episódios. Ela se torna uma personagem central em Pokémon Chronicles, um spin-off do anime. Reencontra com Ash e Brock em Hoenn, onde lá conhecem May e Max e dá adeus a seu Togepi, que evolui para Togetic. Aparece na cidade de Pallet onde ajuda com outros Pokémons com o professor Carvalho e recebe de Tracey um ovo que nasce um Azurill. Outros confundem que ela e Tracey namoram, que detesta a idéia. Presenteia Ash com uma isca artificial, dada pelo professor Carvalho, depois usada para pescar o Buizel e mencionada em Unova quando ainda ajudava o professor Carvalho. Aparece em Pokémon The Origin, em que teve uma pequena participação com Red.[3]

Nos primeiros episódios, Misty demonstra um temperamento egoísta e pouca paciência. Conforme a série progride, se torna mais gentil e sensível. Apesar de ter uma veia romântica, Misty critica Brock quando ele se apaixona por alguma garota, puxando-o pela orelha. Ela tem uma leve rivalidade com Ash e pavor de Pokémon do tipo Inseto. Misty deseja se tornar uma excelente treinadora de Pokémon do tipo Água, apesar de ser zombada por suas irmãs.

Seu Pokémon assinatura é o Starmie, que apesar de não utiliza-lo muito no anime, preferindo o Staryu, é o único de seus pokemon em que ela utiliza em todas as adaptações (Anime, Mangá, Jogos, Cards e etc.)

Em adaptações impressas[editar | editar código-fonte]

A Misty que aparece na série de mangá Dengeki! Pikachu é similar à Misty do anime, enquanto a Misty de Pokémon Adventures é similar à dos videogames. Ela surge em Electric Tale of Pikachu, acompanhando Ash de tempos em tempos. Em Pokémon Adventures, Misty ainda treina Pokémon do tipo Água, mas não tem irmãs. Quando Red, o protagonista do mangá, a conhece, o objetivo dela é recapturar seu Gyarados, que sofreu uma lavagem cerebral da Equipe Rocket. Os dois se unem e enfrentam os vilões. Na manhã seguinte, Misty leva Red ao seu Ginásio e lhe revela que é a Líder. Os dois se enfrentam, mas Misty rapidamente domina a batalha e derrota Red com seu Starmie muito experiente, que aceita a proposta dela para treinarem juntos e se prepararem para lutas futuras contra a Equipe Rocket. Assim como a Misty do anime desenvolve um sentimento por Ash, a do mangá também sente o mesmo por Red (em quem o Ash do anime foi baseado).

Mad[editar | editar código-fonte]

No episódio 14 Parque dos Pokémons/ WWER, uma adaptação norte-americana, Misty faz uma aparição na série, porém com os cabelos loiros.

Equipe[editar | editar código-fonte]

Misty tem como principal objetivo capturar e treinar Pokémon do tipo Água. Porém em alguns episódios ela se sente interessada em Clefairy e Oddish por serem pokemon fofos, por exemplo. Pokémon de Misty

  • Goldeen
  • Staryu
  • Starmie
  • Horsea
  • Psyduck
  • Togepi > Togetic (Liberado)
  • Poliwag > Poliwhirl > Politoad
  • Corsola
  • Gyarados <=> Mega Gyarados
  • Caserin (Luvdisc)
  • Azurill

Referências

  1. Staff. «Credits». Pokeani. Consultado em 20 de março de 2008. Arquivado do original em 21 de março de 2008 
  2. Staff (6 de abril de 1999). «Press Session: Mayumi Iizuka». Ex. Consultado em 2 de maio de 2008. Arquivado do original em 30 de junho de 2012 
  3. Kunihiko Yuyama (Director) ( – ). «Pokémon, I Choose You!». Pokémon. Episódio 101. Cartoon Network  Verifique data em: |data= (ajuda)