Mito fundador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A história de um grande dilúvio é um importante mito fundador em diversas culturas. Esta gravura ojíbua retrata Nanabozo.

Mito fundador (aition, em grego), é o mito etiológico que explica a origem de um rito ou de uma cidade, um grupo, uma crença, uma filosofia, uma disciplina, uma idéia ou uma nação. Um mito fundador pode constituir um exemplo primário, como o mito de Íxion representou o exemplo primeiro de um assassino que se tornou impuro por causa de seu crime, necessitando assim de uma purificação pela catarse.

Os mitos fundadores são comuns na mitologia grega e na cultura religiosa derivada da Bíblia. Segundo Walter Burkert, "antigos ritos gregos estavam associados a grupos definidos e por consequência a determinadas localidades, isto é, santuários e altares que haviam sido estabelecidos por todo o sempre".[1] Desta forma mitos fundadores gregos estabeleceram as leis que regiam as relações entre certas divindades e sua comunidade adorante, a qual ligava sua ancestralidade ao herói ou deus central àquele mito. Esses mitos também podiam justificar a mudança de uma ordem antiga para outra.

No pensamento grego o passado mítico tinha raízes históricas factuais, e seus primeiros protagonistas eram vistos como o elo entre os mortais e o mundo divino.[2] Referendava-se assim atos sociais, políticos e morais presentes em função da estrutura e desenvolvimentos do mito fundador, consolidando a ordem social.[3] Calímaco, poeta helenista, escreveu um livro, Aitia, onde se encotram inúmeros exemplos de mitos fundadores. Exemplo de mito fundador romano é a história de Rômulo e Remo, fundadores de Roma,

Referências

  1. Walter Burkert. Homo Necans (1972) 1983:83
  2. Carlo Brillante. Myth and history: the historical interpretation of myth in L. Edmunds, Approaches to Greek Myth. 1991, pp.91-140.
  3. Peter Green, Introduction to Argonautika, expanded ed. 2007, p. 15.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.