Mitologia ashanti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde abril de 2017). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O povo ashanti (também axântis ou achântis) de Gana, na África Ocidental, é conhecido por suas coloridas lendas populares e sua mitologia.

O Deus mais importante no panteão do povo ashanti de Gana é Nyame (também Nyankopon), o onisciente, onipotente Deus Céu. Sua esposa é Asase Yaa e eles têm dois filhos, Bia e Tano. Asase Yaa é uma deusa da terra, da fertilidade. O criador do Universo na mitologia Ashanti é Odomankoma.[1]

Os ashantis acreditam que deuses menores, mais parecidos com espíritos, ajudam os seres humanos na terra. Onyame tradicionalmente era suposto como indiferente e distante da Terra. Como os Ashantis adotaram o cristianismo, a palavra para Deus é onyame.

Anansi é um herói do povo que não desempenha nenhum papel na mitologia ashanti. Ele é, no entanto, destaque no folclore daquele povo, onde ele é descrito como um trickster.

Referências

  1. Who's who in non-classical mythology. [S.l.]: Routledge. 2001. p. 146. 256 páginas. ISBN 041526040X, 9780415260404 Verifique |isbn= (ajuda). Consultado em 24 de maio de 2010  |coautores= requer |autor= (ajuda)


Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.