Moacir Nóbrega Montenegro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Nasceu em Alagoa Grande em 1911. Bacharelou-se em Direito pela faculdade de Recife. Como estudante (1935) foi presidente do Diretório Acadêmico da faculdade de Direito, Secretário do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito e Secretário ...do Diretório Central dos Estudantes Superiores de Pernambuco. Na época, participou da Conferência Pan-Americana para a Paz, em Buenos Aires. Formado, ingressou na magistratura em 1940, como Juiz de Direito de Espírito Santo, Sapé, Princesa Isabel, Mamanguape e Santa Rita.

Desembargador, assumiu a presidência dos Magistrados da Paraíba em 1962 e 1963. Era também fazendeiro e pecuarista, faleceu em Recife a 30 de Maio de 1994. Casou com Yole Cavalcanti Montenegro, filha de Francisco Agripino Montenegro e Carmoniza Montenegro Cavalcante. Nascida Yole Montezuma Cavalcanti. Professora, orientadora educacional. Nasceu em Alagoa Grande-PB a 2 de Junho, data do casamento: 31 de Julho de 1942.


Tribunal de Justiça da Paraíba deu início, na tarde desta segunda-feira (28 de fevereiro de 2011), as comemorações em torno do 120º aniversário de Instalação Oficial da mais alta Corte de Justiça do Estado. A festividade é um dos eventos mais importantes da gestão do presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio da Justiça.

Durante a solenidade foi exibido um vídeo especial sobre as comemorações dos 120 anos do TJ elaborado pela Gerência de Comunicação. Em seguida, o historiador Humberto Cavalcanti de Mello proferiu palestra sobre o centenário de nascimento do desembargador Moacir Nóbrega Montenegro (1911-1994). Ele abordou a vida de pais, tios, sobrinhos e irmãos do homenageado que atuou na magistratura apenas durante o período de três anos e quatro meses.

"Ele teve uma atuação marcante porque, mesmo nesse período curto, chegou a vice-presidente do Tribunal de Justiça e assumiu a presidência da Associação dos Magistrados da Paraíba e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB)", disse o palestrante.