Mobiliário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Dezembro de 2008). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Mobiliário é o conjunto de móveis, assentos ou camas de um cômodo.[1]Tem o intento de fornecer a seus habitantes e usuários utilidades específicas que lhes facilitam as atividades cotidianas, como comer, dormir, descansar, ler, entre outras. Também pode ter uma função simbólica ou religiosa.

Rilasso (847145408).jpg

Significado[editar | editar código-fonte]

Mobiliário significa «relativo a móveis (a mobília)», «referente a bens móveis»

Materiais[editar | editar código-fonte]

Historicamente os móveis utilizavam mais tradicionalmente a madeira como material principal de sua constituição, entretanto sempre foram utilizados outros materiais como metais, ossos, pedra, cerâmica e, mais recentemente, plásticos. Para algumas funções específicas de revestimento e embelezamento também são usados materiais como papel, tecido, peles de animais, couro, fibras vegetais, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: História do mobiliário

O mobiliário vem guarnecendo as residências humanas seguramente desde o período neolítico, mas somente os objetos feitos em materiais mais duráveis e resistentes chegaram aos nossos dias. Os móveis de madeiras mais antigos de que se tem notícia datam de aproximadamente 2700 AC e são originados do Egito antigo.

Carreteira, era uma antiga profissão portuguesa, executada por mulheres, que consistia no transporte de móveis à cabeça. [2][3][4][5]

Relação de mobiliário[editar | editar código-fonte]

Casa[editar | editar código-fonte]

Quarto
Sala de estar/Sala de jantar
Escritório

Ver também[editar | editar código-fonte]

Projetos relacionados[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. https://www.priberam.pt/dlpo/mobiliário
  2. Fernandes de Carvalho, Joaquim Manuel (2004). «DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA» (PDF). Faculdade de Letras do Porto. pp. 131, 156. Consultado em 8 de abril de 2017 
  3. «Junta de Freguesia de Rebordosa - Historia». www.jf-rebordosa.pt. Consultado em 8 de abril de 2017 
  4. «O mundo à cabeça das 'Mulheres Móveis'». Jornal visao. Consultado em 8 de abril de 2017 
  5. «História dos brinquedos JAJ JATO e PEPE – almatoys». www.almatoys.pt. Consultado em 8 de abril de 2017. Arquivado do original em 9 de abril de 2017 
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete mobiliário.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Mobiliário
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.