Mobiliário urbano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Exemplos de mobiliário urbano em uma praça da cidade de São Paulo.

Mobiliário urbano é um termo colectivo para objectos e equipamentos instalados em ruas e estradas para diversos propósitos[1] . De modo geral, são peças e equipamentos instalados em meio público, para uso dos cidadãos ou como suporte às redes urbanas fundamentais, tais como: rede de água, rede de luz e energia, caixas de coleta de Correios, lixeiras e coletores diversos, etc[2] .

Não há consenso absoluto do que pode ser definido como mobiliário, e a legislação sobre o assunto varia em cada município. Mas entre alguns exemplos de mobiliário urbano, podemos citar:

São Paulo - Capital[editar | editar código-fonte]

Em 2012 começaram a ser instalados, em São Paulo, os abrigos em ponto de parada (abrigos de ônibus) resultado de uma licitação pública municipal sobre o tema. O consórcio vencedor assinou contrato para instalação de milhares de abrigos (em diferentes modelos) com a contrapartida da exclusividade de exploração econômica das propagandas em ambiente público. Em teoria, tal sistema geraria renda para manutenção das peças sem ônus ao Poder Público.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Nos tempos de hoje São Paulo está passando por um processo de revitalização de ruas e avenidas com o propósito de colocar para sociedade para os transeuntes e também para aqueles que visitam para negócios ou para o turismo ou apenas para lazer Parklet.

Parque Let é uma palavra em inglês que significa varanda ao ar livre que pode facilmente ser substituída por vagas de veículo tanto na horizontal como 45°.

Esta ideia é importada de visitas realizadas em São Francisco de onde veio a inspiração para melhorar a qualidade de vida para todos aqueles que visitaram e que visitam a cidade de São Paulo que por sua vez é a maior capital da América Latina.

Acredita-se que com este novo plano de mobilidade urbana São Paulo irá passar por um momento histórico onde iniciaremos a mobilidade urbana e o transporte público com qualidade para o Brasil .


.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mobiliário urbano

Goloni Mobiliário Urbano (desde 1987)

Referências

  1. Ágata Tinoco (2005). «UM OLHAR PEDESTRE SOBRE O. MOBILIÁRIO URBANO PAULISTANO» (PDF). TESES USP. 
  2. Fábio Bellini (abril 2008). «Abrigos de ônibus em São Paulo - análise da produção recente» (PDF). Teses USP. 

[1] como inserir uma referência?