Mochila-helicóptero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Pentecost Hoppicopter, uma mochila-helicóptero funcional.

Uma mochila-helicóptero é um equipamento que consiste em um motor, rotor e dispositivos de controle embutidos numa mochila, de modo que o usuário possa caminhar no solo o carregando em suas costas e levantar voo quando quiser. Seu arnês, assim como os arneses dos paraquedas, deve possuir um cruzamento passando por entre as pernas, para evitar que o piloto não se desprenda do equipamento durante o voo. Alguns modelos podem utilizar um ventilador canalizado para aumentar o empuxo. Vários inventores tentaram fabricar mochilas-helicópterosss, com resultados variados.

Normalmente, uma mochila-helicóptero difere de um helicóptero tradicional em dois aspectos. Primeiro, não há rotor de cauda, e os principais rotores são contrarrotatórios. A guinada é controlada pelo ajuste suave de um motor diferencial na direção de transmissão do rotor. Quando um rotor é ajustado para girar ligeiramente mais rápido que o outro, tem-se a indução à guinada, ou movimento rotatório. Segundo, os rotores são pinos fixos para fins de simplicidade, mas isto implica que em casos de falência do rotor, a autorrotação é impossível. Normalmente, um paraquedas balístico é embutido para garantir a segurança.

Uma publicação centífica popular em 1969 descreveu uma mochila-helicóptero que utilizava pequenos motores a jato na ponta dos rotores ao invés de rotores contrarrotatórios. Este design permitiria a autorrotação. Um dispositivo relacionado é a mochila-helicóptero que inclui um assento e suporte para as pernas o que torna este tipo de aparelhos um verdadeiro helicóptero aberto em pequena escala. Teoricamente, um helicóptero seria mais eficiente que um propulsor a jato, possuindo maior impulso específico, e sendo mais adequado para pairar no ar devido à menor velocidade dos gases propelidos.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Um modelo possível de mochila-helicóptero com rotores gêmeos contrarrotatórios.

Apenas mochila[editar | editar código-fonte]

Com assento[editar | editar código-fonte]

  • SoloTrek XFV (Veículo voador em exoesqueleto).
  • Martin Jetpack
  • A Vortech desenvolveu vários modelos com assento.[4] Essa companhia também desenvolveu um modelo de mochila simples com duas pás longas no rotor impulsionadas por um motor a jato a propano na terminação de cada pá.
  • GenH4[5]
  • O Springtail da The Aerospace Corporation[6]

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

As mochilas-helicópteross são um gadget relativamente popular na ficção científica. O SoloTrek XFV apareceu em filmes de espionagem como o Agent Cody Banks de 2003.

Na vida real, as mochilas-helicópteross são pilotadas com o corpo em posição vertical, mas algumas ilustradas na ficção (por exemplo em Dan Dare) são pilotadas com o corpo em posição horizontal.

Vários personagens de filmes de ação apareceram equipados com mochilas-helicópteross. Este acessório era parte da linha de briquedos G.I. Joe em que cada boneco poderia utilizá-lo. O personagem do Annihilator possuía uma mochila-helicóptero como parte de seus acessórios. Outro exemplo de seu uso com o corpo na posição vertical é na unidade do Turbo-Copter para o popular boneco de brinquedo do Action Man.

  • O jogo H.E.R.O. para Commodore 64 de 1984 (Helicopter Emergency Rescue Operation) tinha um protagonista usuário de mochila-helicóptero.
  • O jogo Super Monkey Ball Deluxe mostra Dr. Bad-Boon utilizando uma mochila-helicóptero.
  • No jogo de Scribblenauts de 2009 uma mochila-helicóptero pode ser abreviada como "helibackpack".[7]
  • No filme de 1973 "Sleeper" de Woody Allen, o personagem Miles Monroe tenta escapar das forças de segurança do governo utilizando uma mochila-helicóptero ineficiente. Ele não era capaz de se elevar além de alguns pés acima do solo por poucos segundos, mesmo batendo os braços.
  • Rotor, um vilão da linha de brinquedos de 2010 Hero Factory da LEGO possui uma mochila-helicóptero que é utilizada tanto como arma quanto para levantar voo.
  • Uma mochila-helicóptero aparece na série Ratchet and Clank.
  • Karlsson-on-the-Roof dos livros de Astrid Lindgren possui um equipamento similar a uma mochila-helicóptero em suas costas.
  • O Inspector Gadget também possuía um helicóptero, que apesar de não ser uma mochila, ficava no topo de seu chapéu.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Heliofly». Geocities.com. Consultado em 26 de julho de 2009. Cópia arquivada em 22 de outubro de 2009 
  2. «Baumgartl Heliofly I helicopter - development history, photos, technical data». Avia.russian.ee. Consultado em 26 de julho de 2009 
  3. NASA Puffin
  4. «Aircraft and Jet books and videos». Vortechonline.com. Consultado em 26 de julho de 2009 
  5. [1]
  6. MyFreeTemplates.com (5 de novembro de 2003). «PAV Springtail EFV». Trekaero.com. Consultado em 26 de julho de 2009 
  7. Posted by Joshua (29 de fevereiro de 2004). «Scribblenautics: Tons of new videos and a new trailer...Part 1». Scribblenautics.blogspot.com. Consultado em 26 de julho de 2009