Modi e Magni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Magni e Modi
Magni e Modi
foŕça e coragem
Reino Asgard
Clã Æsir
Pais Thor e Járnsaxa (Magni)
Thor e Sif (Modi)
Irmãos Uller, Lorride, Thrud
Portalda Mitologia nórdica

Magni e Modi eram os dois filhos de Thor (deus do trovão na mitologia nórdica e germânica). Magni era filho de Thor e da giganta Járnsaxa, enquanto que o nome da mãe de Modi não é referido nas fontes antigas.[1] Mas fontes deixam implícito que Modi é filho de Thor do seu segundo casamento com Sif.

Magni (“Força”) e Modi ("Coragem") eram também irmãos de Lorride e Thrud, filhas de Thor com Sif. Praticamente nada se sabe sobre Modi, só aparece como filho de Thor; já Magni era famoso por sua extraordinária força desde quando era muito jovem. A Edda em prosa relata que Thor, certa vez, enfrentou e derrotou o gigante Hrungnir, mas o gigante havia caído sobre o deus. Todos os deuses haviam tentado libertar Thor, mas nada conseguiram fazer, então, chamaram por Magni, que tinha três noites de vida, e ele libertou seu pai da perna do gigante. Thor muito feliz presenteou seu filho com um cavalo mágico chamado Gullfaxi, que pertencia a Hrungnir e disse que ele seria poderoso.

Segundo as Eddas, Magni e Modi receberão o martelo de seu pai, depois que o Ragnarök acontecer. Depois de Thor, Magni é o mais forte dos deuses sendo seguido por Vidar.

Descendência de Thor[editar | editar código-fonte]

Thor casou duas vezes, com a gigante Járnsaxa e com Sif.


Járnsaxa
Thor
?
Magni
Modi


Thor
Sif
Lorride
Thrud
Uller

Referências

  1. «Magni». Cyber Samurai. Consultado em 30 de junho de 2012. Arquivado do original em 13 de julho de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia nórdica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.