Modification

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Modification (modificação) ou mod, no contexto de jogos eletrônicos, é um termo usado para denominar uma alteração em um jogo de forma a fazê-lo operar de forma diferente da original, desde pequenas alterações até a criação de jogos novos a partir do conteúdo original. Eles podem ser produzidos pelos próprios criadores do jogo original ou, mais frequentemente, por terceiros.

Um mod pode proporcionar conversões parciais, como alterações somente nos personagens, veículos, armas e quaisquer outros elementos do jogo original, ou conversões totais, tornando-se assim um novo jogo, de um gênero diferente ou não.

Sites populares dedicados a modding incluem NexusMods e Mod DB.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Conversão total[editar | editar código-fonte]

Uma conversão total é um mod de um jogo original que substitui virtualmente todos os recursos artísticos do jogo original, e algumas vezes os aspectos principais de jogabilidade. Conversões totais podem resultar em um gênero completamente diferente do original.[1][2]

Muitas vezes os desenvolvedores têm a intenção de vender sua conversão total como um produto stand-alone (autônomo), o que implica na necessidade de substituir o conteúdo original restante para evitar a violação de direitos autorais.

Mods das principais séries e jogos[editar | editar código-fonte]

Minecraft[editar | editar código-fonte]

O jogo Minecraft é um jogo de estilo sandbox que recebeu várias modificações ao longo do tempo em que recebeu atualizações. No mês de novembro de 2011, foi lançada a versão oficial do game, o que facilitou ainda mais a atualização dos mods.

Battlefield[editar | editar código-fonte]

A série Battlefield de jogos teve forte desenvolvimento de mods nos principais jogos, incluindo a publicação pela Eletronic Arts de ferramenta gratuita para auxiliar na criação de modificações.

Battlefield 1942:

Half-Life[editar | editar código-fonte]

A série Half-Life é provavelmente a maior responsável pela popularização dos mods. Por consegüinte, possui uma extensa lista dos mesmos, sendo Counter-Strike ― o qual é suportado pela própria Valve Software, criadora da série ― o mais famoso deles. Counter-Strike é, aparentemente, o único caso em que um mod ficou mais famoso e popular que o jogo original.

Outros mods famosos de Half-Life:

Mods famosos de Half-Life 2:

A lista com estes e outros mods da série Half-Life está disponível nesta categoria.

Warcraft III[editar | editar código-fonte]

As modifications de Warcraft III resumem-se a mapas totalmente desvinculados da história do jogo, os quais podem anexar modelos, imagens, sons e quaisquer outros elementos não-existentes nos arquivos originais.

Certos mapas podem até alcançar níveis surpreendentes: dentre eles, há até mesmo mapas de futebol e de corrida, a despeito do fato de Warcraft III ser do gênero de estratégia em tempo real.

Seus mapas mais famosos são:

Sites com enormes acervos de mapas de Warcraft III:

Grand Theft Auto: San Andreas[editar | editar código-fonte]

Um dos jogos da série Grand Theft Auto mais modificados foi o GTA: San Andreas devido às melhores possibilidades de modificação em relação aos outros jogos da série. No Brasil recebeu muitas versões piratas, podendo ser compradas em camelôs com nomes de GTA IV, GTA Superman ou até mesmo GTA Scorpion, mas todas acabam sendo "GTA Rio de Janeiro", Mod que vêm com patches, armas desbloqueadas por seleção no menu e textos traduzidos em português .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Vahid Moshirnia, Andrew. The Influence of Information Delivery Systems in Modified Video Games on Learning. [S.l.]: ProQuest, 2008. p. 165. ISBN 9780549490715
  2. «8 of the Coolest Total Conversion Mods Ever Made» (em inglês). The Escapist. 12 de maio de 2015. Consultado em 4 de Janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.