Modulação por divisão ortogonal de frequência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilustração da eficiência espectral entre as técnicas de modulação por divisão de frequência e a modulação por divisão de frequência ortogonal para um conjunto de 4 portadoras

Nas Telecomunicações a modulação por divisão ortogonal de frequência, em inglês Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM), consiste em um esquema de modulação digital que codifica a informação em múltiplas portadoras. Esta técnica permite a transmissão de informações em banda-larga de forma eficiente sendo amplamente utilizada em diversas aplicações, tais como: TV Digital, Modens, redes 4G, etc.[1] Caso a informação passe por um codificador de canal, com objetivo de reduzir a probabilidade de erros na recepção do sinal, dar-se a denominação: modulação codificada por divisão ortogonal de frequência, em inglês Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing (COFDM).

A técnica OFDM consiste no aprimoramento da modulação por divisão de frequência, em inglês Frequency Division Multiplexing (FDM) ao definir que o espaçamento entre as portadoras seja ortogonal. Na prática isto permite uma maior eficiência espectral ao utilizar uma banda menor para transmitir a mesma quantidade de informação.[2]

Uma das vantagens desta técnica em relação a transmissão em banda-base consiste na robustez ao multipercurso e aos desvanecimentos seletivos em frequência durante as comunicações sem fio. A robustez dar-se pela garantia que parte da informação chegará ao receptor de forma correta, possibilitando utilizar códigos detectores e corretores de erro.

Características da modulação OFDM[editar | editar código-fonte]

A modulação OFDM é muito robusta fronte ao multitrajeto, que é muito habitual nos canais de radiodifusão, fronte aos desvanecimentos seletivos em frequência e fronte às interferências de RF.
Devido às características desta modulação, os distintos sinais com distintos retardos e amplitudes que chegam ao receptor contribuem positivamente à recepção, pelo que existe a possibilidade de criar redes de radiodifusão de frequência única sem que existam problemas de interferência.


Aplicações do OFDM[editar | editar código-fonte]

Entre os sistemas que usam a modulação OFDM destacam:

  • Alguns padrões de televisão digital terrestre; como o DVB-T, ISDB-T e ISDB-TB.
  • A rádio digital DAB
  • A rádio digital de baixa frequência DRM
  • O protocolo de enlace ADSL
  • O protocolo de rede de área local IEEE 802.11a/g/n, também conhecido como Wireless LAN
  • O sistema de transmissão sem fios de dados WiMAX
  • A tecnologia MIMO (Multiple Input, Multiple Output)

Transmissor OFDM[editar | editar código-fonte]

O transmissor mapeia os bits em símbolos de uma determinada constelação (por exemplo: PSK, FSK, QAM[3]), passam por um conversor serial-paralelo, passam pela transformada inversa de Fourier, é adicionado um prefixo cíclico, são codificados em diferentes portadoras e transmitidos ao seu destino.

A etapa da transformada inversa de Fourier aliada com a adição do prefixo ciclico formam a resistência à interferência inter simbólica

Receptor OFDM[editar | editar código-fonte]

O receptor realiza o processo inverso. Para isto ele recupera o sinal utilizando filtros digitais.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Glossário de Termos da Anatel». ANATEL. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  2. «teleco.com.br». Teleco. Consultado em 18 de janeiro de 2020 
  3. PIMENTEL, Cecílio José Lins (2007). Comunicação Digital. Rio de Janeiro: Brasport. 420 páginas