Moeda única sul-americana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A moeda sul-americana é a unidade monetária regional proposta por vários presidentes da América do Sul e seria emitida futuramente pelo Banco do Sul para os membros da União de Nações Sul-Americanas.

Ainda não possui denominação definida, e já foram propostos vários nomes, como condor, peso americano, latino, pacha,[1] sucre, colombo, peso-real[2]e cruzeiro do sul entre outras.

Relação com o Banco do Sul[editar | editar código-fonte]

O Banco do Sul (Espanhol: Banco del Sur, Neerlandês: Bank van het Zuiden, Inglês Bank of the South) estabelecerá a política monetária e os projetos de desenvolvimento de finanças. Um dos objetivos da união monetária é o estabelecimento de uma moeda única sul-americana. Apoio à criação dessa moeda foi prestado em Janeiro de 2007 pelo presidente peruano Alan García[3], e tem sido apoiada por outras nações sul-americanas, inclusive o presidente boliviano Evo Morales em Abril do mesmo ano, o qual propôs que a Unasul estabeleça uma moeda única chamada "Pacha" ("terra" em idioma quíchua), deixando claro que cada país faça a sua proposta para o nome da moeda, e que essa circule pelos países membros do bloco.[4]

Atuais moedas[editar | editar código-fonte]

Moeda País Código
Bolívar venezuelano  Venezuela VEF
Boliviano  Bolívia BOB
Dólar da Guiana Guiana GYD
Dólar do Suriname Suriname SRD
Dólar dos Estados Unidos Equador USD
Guarani  Paraguai PYG
Peso argentino  Argentina ARS
Peso chileno  Chile CLP
Peso colombiano  Colômbia COP
Peso uruguaio Uruguai UYU
Real  Brasil BRL
Sol novo  Peru PEN

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências citadas

  1. «Morales propõe moeda única para União de Nações Sul-Americanas». Folha.com. 21 de abril de 2007. Consultado em 31 de janeiro de 2012. 
  2. «Guedes e Ciro defendem moeda única sul-americana». DCI. 9 de abril de 2008. Consultado em 31 de janeiro de 2012. 
  3. People's Daily Online (17 de janeiro de 2007 às 13:11). «Peruvian president calls for single currency in South America» (em inglês). Consultado em 22 de setembro de 2007.  Verifique data em: |data= (ajuda)
  4. Central Única dos Trabalhadores. «Presidente boliviano propõe nome para moeda única sul-americana, mas deixa que outros presidentes também o façam». Consultado em 21 de janeiro de 2008. 

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.