Moita da Roda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Moita da roda)
Moita da Roda
Moita da Roda
Igreja de Nossa Senhora da Saúde de Moita da Roda
Distrito Leiria
Município Leiria
Freguesia União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa
Área 2.26 km²
População 566 [1] hab. (2011)
Densidade 250.4 hab./km²
Código postal 2425
Povoações de Portugal

Moita da Roda é uma povoação localizada na União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, Distrito de Leiria, Portugal.

Historial[editar | editar código-fonte]

Segundo a tradição oral o nome desta localidade deriva da existência, neste lugar, de uma moita de dimensões invulgares que permitiu construir uma roda de carro de bois. O Casal da Mouta da Roda já é referido no Censo Populacional de 1527 juntamente com outros casais, como o da Chã da Laranjeira e o de Monte Agudo, associando-se ao povoamento que acompanhou o desenvolvimento das actividades económicas e de colonização iniciada na Idade Média.

Por estar localizada junto à Estrada Real que passava na Charneca do Nicho, Moita da Roda foi uma povoação de passagem para as populações. Ainda hoje aí existe um "Rossio" e uma rua denominados "Carreiro da Vila" (mais tarde alterado para "Carreira da vila").

A população residente evoluiu com regularidade a cada censo (o que num futuro próximo poderá deixar de acontecer devido ao envelhecimento generalizado da população e ao decréscimo da natalidade em todo o território português). Com cerca de 600 habitantes, Moita da Roda é hoje um dos maiores centros populacionais da freguesia.

Equipamentos públicos[editar | editar código-fonte]

Igreja de Nossa Senhora da Saúde de Moita da Roda

A aldeia possui uma igreja recente (cuja construção teve início em 1969, tendo sido inaugurada em 1977); a sua festa anual, em honra de Nossa Senhora da Saúde, ocorre no primeiro domingo de setembro.

A povoação conta ainda com um jardim-de-infância e uma escola de ensino básico[2], com capacidade para acolher um total de 75 crianças.

Possui uma coletividade, a Associação Desportiva e Cultural da Moita da Roda, que foi fundada a 24 de Julho de 1985. Hoje não tem atividade federada, organizando pela altura do seu aniversário um conjunto de atividades tradicionais. Possui ainda um grande campo de jogos, utilizado pela população para a prática ocasional de futebol e, recentemente, foi construído um parque de lazer/merendas na Charneca do Nicho (um excelente local para passar uma tarde de verão).

Quando a Moita da Roda não tinha água da rede pública, construíram-se 3 fontanários, um no centro e dois na periferia da aldeia, de forma a satisfazer as necessidades da população. Mais tarde, com a criação da rede de água pública, os fontanários foram desativados.

Moita da Roda tem também das melhores festas da zona centro, o que potencia a sua importância a nível regional.

Lista de equipamentos públicos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Portugal: Leiria District – Moita da Roda». Citypopulation.de. Consultado em 14 de agosto de 2018 
  2. «Leiria: Escola primária de Moita da Roda vai sofrer obras de remodelação». Diário de Leiria. Consultado em 14 de agosto de 2018