Monkey's Audio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monkey’s Audio
Extensão do arquivo .ape
Desenvolvido por Matthew T. Ashland
Tipo de formato Compressão sem perda de dados
Arquivador de Áudio

Monkey's Audio é um codec de compressão de áudio gratuito. É caracterizado por ser do tipo "lossless", isto é, não tem nenhuma perda em relação à fonte original do áudio. Sua taxa de compressão é de aproximadamente 50% em relação a um arquivo WAV. Seus arquivos tem extensão do tipo ".ape" e são muito populares na Internet para comprimir imagens de CD acompanhadas de arquivos CUE. Seu principal concorrente é o também gratuito e open-source FLAC.

Características[editar | editar código-fonte]

O formato Monkey's Audio possui a terceira melhor taxa de compressão entre os formatos de áudio lossless, perdendo apenas para os formatos Lossless Audio e OptimFROG. O formato Monkey's Audio é vantajoso em relação ao FLAC quando comparada a taxa de compressão, porém o formato FLAC possui suporte para multicanais de áudio, stream e Replay Gain, além de ser mais rápido na codificação e decodificação.

Possui 5 níveis de compressão, que são:

Fast (-c1000): Processo de codificação bem rápido, no que resulta em um arquivo maior (menos compactado).

Normal (-c2000): Processo de codificação normal. Resulta um arquivo menor que no modo Fast.

High (-c3000): Resulta em uma boa compressão, porém a velocidade de codificação é menor em relação aos modos Fast e Normal.

Extra High (-4000): Nível de compressão mais usado entre compartilhadores de arquivos APE. Realiza uma excelente compressão.

Insane (-c5000): Melhor nível de compressão, porém o arquivo demora até 3 segundos para abrir quando executado, tem uma velocidade de codificação e decodificação baixa e é incompatível com alguns players portáteis que reproduzem arquivos APE.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]