Monmouthpedia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Monmouthpedia
Monmouthpedia logo.svg
Website monmouthpedia.org
Comercial? Não
Tipo de projeto Grátis, educacional e turístico
Localização País de Gales
Proprietário Apoiado por Wikimedia UK e Monmouthshire County Council
Fundador John Cummings
Fundação 2001

Monmouthpedia é um projeto colaborativo de vinculação a enciclopédia online Wikipédia em aspectos do condado de Monmouthshire (ou Monmouth, no País de Gales),[1] lançada em maio de 2012 por John Cummings.[2][3] Utilizando o projeto QRpedia (códigos QR para Wikipédia) para fornecer um guia turístico multilíngue nas ruas através do uso de smartphones, com ligação direta aos artigos na Wikipédia relacionados a vila de Monmouth,[4] como por exemplo, sobre: lugares, pessoas, artefatos, flora e, a fauna.[5][1]

Na entrada da cidade existe o letreiro indicativo, com a frase "primeira cidade Wikipédia do mundo".[6]

O projeto foi premiado com "Excelência em Marketing" na Monmouthshire Business Awards.

Origem[editar | editar código-fonte]

A idéia de Monmouthpedia foi concebido no final de 2011 por John Cummings, um residente de Monmouth e editor da Wikipédia, em uma conferência TEDx na cidade de Bristol (inglaterra),[4] onde se discutiu o uso da QRpedia no Museu de Derby. Assim, Cummings fundou o projeto com financiamento da Wikimedia do Reino Unido e da Monmouthshire County Council.[7]

O objetivo inicial era, até abril de 2012 ter 1 000 artigos ligados a códigos QR grafados em azulejo nos principais pontos da cidade.[4][8] Junto com planos de implantação de um projeto de residência Wikipedista, para apresentar sessões e ajudar os visitantes com contribuições para o projeto.

Em maio, a página do projeto na Wikipédia relatou 712 novos e bons artigos, em 25 idiomas diferentes. Para os não-falantes de inglês. Com uso da QRpedia, os artigos são exibidos em outros idiomas automaticamente, de acordo com o telefone do visitante. No lançamento do projeto, cerca de 500 artigos em outros idiomas foram disponíveis,[7] através da colaboração dos editores internacionais.[9] além disso, o projeto já abrangia mais de 250 entradas pré-existente em tópicos relacionados.

Foram necessários seis meses de preparação para início do projeto, devido uma das dificuldades na implantação, a péssima cobertura móvel 3G na região.[3] Para solucionar, foi implantada uma rede de banda larga sem fio nas ruas principais,[3] financiados pela Monmouthshire County Council.[7]

A Biblioteca Monmouth, é a primeira biblioteca do mundo que adicionou códigos QR aos livros. Os usuários com smartphones, agora pode instantaneamente localizar os artigos da Wikipédia de acordo com livros e seu autores. Foi dada prioridade à literatura local, as aquisições recentes, como por exemplo Jubileu da Rainha e os jogos Olímpicos também receberam codificação.

A integração tecnológica e colaborativa além de ajudar a contextualizar as pessoas, permitindo uma melhor apreciação da cidade. também contribui para a atualização constante do conteúdo na enciclopédia.[3] Atualmente existem mil placas com QR codes implantados na cidade.[7]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Na Techdirt, questionou-se a Monmouthpedia e o futuro da Wikipédia,[10] descrito como a criação de "uma espécie de fractal" comparando-o ao filme A Origem de 2010, criando "a Wikipédia dentro de uma Wikipédia dentro de um a Wikipédia".

Após o lançamento, a iniciativa ganhou um interesse generalizado. Um porta-voz da Wikimedia do Reino Unido informou que a página do projeto tinham sido vistos cem mil vezes. Também informou que não havia sido inquéritos de cidades na Noruega, grã-Bretanha, França, Escócia e Texas. Um projeto de sucesso, com a capacidade de atrair mais turistas à cidade.[11] A iniciativa logo atraiu o interesse de Gibraltar onde o Gibraltarpedia projeto foi lançado em julho.[12]

Jimmy Wales, co-fundador da Wikipédia, ficou entusiasmado com a iniciativa: "Trazendo uma cidade inteira para a vida na Wikipédia é algo novo e é um testamento para o futuro, pensar que as pessoas de Monmouth, todos os voluntários da equipe Wikimedia reino Unido. Estou ansioso para ver outras vilas e cidades, fazendo a mesma coisa."

Monmouthshire County Council anunciou em julho de 2012, que foi de planejamento para expandir a iniciativa para outras partes da região. Iniciando com Chepstow e Raglan, com o objetivo de oferecer Monmouthshirepedia, foi anunciado pelo conselho em novembro de 2012.

Monmouthpedia ganhou o prêmio de "Excelência em Marketing" em Monmouthshire Business Awards em outubro de 2012. Wynndel de Gestão da Propriedade, os desenvolvedores de novas moradias no "Severn Quay" em Chepstow e patrocinador do prêmio, elogiou Monmouthpedia em seu site, lembrando que "a Publicidade de valor para Monmouth foi estimado em £2.12 milhões", e diz que "Chepstow propriedade, juntamente com os novos desenvolvimentos em Chepstow e novos desenvolvimentos em Monmouthshire, também serão beneficiadas" quando um projeto semelhante, começa por Chepstow.

Reino Unido Wikimedia governança[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2013, Monmouthpedia foi citado como um conflito de interesses que levou a uma revisão na governança da Wikimedia Reino Unido (WMUK). O relatório descobriu que a WMUK foi ineficaz no tratamento de tais conflitos, e descobriu que Roger Bamkin de aceitação de taxas de consultoria para Monmouthpedia, proporcionou a reputação danificado da WMUK.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Hackeando Monmouthshire». IGOVSP. Consultado em 9 de abril de 2018. 
  2. «Wikipedia project to cover life in Monmouth». BBC. 30 de dezembro de 2011. Consultado em 6 de maio de 2012. 
  3. a b c d «Conheça a primeira cidade do mundo vinculada ao Wikipédia». TechTudo. 21 de maio de 2012. Consultado em 9 de abril de 2018. 
  4. a b c «Monmouthpedia: a primeira cidade wikipedificada com código QR». Tecnoarte News. 23 de maio de 2012. Consultado em 9 de abril de 2018. 
  5. «MonmouthpediA – The World's First Wikipedia Town». Monmouthshire County Council. Consultado em 6 de maio de 2012. 
  6. «Welsh town of Monmouth gets Wikipedia treatment». Computer Active. 26 de janeiro de 2012. Consultado em 9 de maio de 2012.. Cópia arquivada em 18 de abril de 2012 
  7. a b c d «Conheça a "cidade Wikipedia"». Dezinteressante 
  8. Morris, Steven (26 de janeiro de 2012). «Wikipedia puts Monmouth on frontier of a new kind of local history». The Guardian. Consultado em 6 de maio de 2012. 
  9. "Monmouthpedia : la ville Wikipédia", GNT, 18 de maio de 2012. (em francês) Retrieved 22 May 2012.
  10. Moody, Glyn (5 de janeiro de 2012). «Is Monmouthpedia The Future of Wikipedia?». Techdirt. Consultado em 6 de maio de 2012. 
  11. Erika Morphy, "Tiny Welsh Burg Paints the Town Wiki", TechNewsWorld, 21 de maio de 2012. Retrieved 22 May 2012.
  12. "Gibraltarpedia" Arquivado em 2013-11-10 no Wayback Machine., Vox. Retrieved 14 de julho de 2012.

Links externos[editar | editar código-fonte]