Monte Aprazível

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monte Aprazível
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Monte Aprazível
Bandeira
Brasão de armas de Monte Aprazível
Brasão de armas
Hino
Gentílico monte-aprazivelense
Localização
Localização de Monte Aprazível em São Paulo
Localização de Monte Aprazível em São Paulo
Localização de Monte Aprazível em São Paulo
Monte Aprazível está localizado em: Brasil
Monte Aprazível
Localização de Monte Aprazível no Brasil
Mapa
Mapa de Monte Aprazível
Coordenadas 20° 46' 22" S 49° 42' 50" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Tanabi, Sebastianópolis do Sul, Nhandeara, Macaubal, União Paulista, Nipoã, Neves Paulista, Bálsamo, Poloni
Distância até a capital 484 km
História
Fundação 10 de março de 1929[1]
Administração
Prefeito(a) Wanderley José Cassiano Sant'anna
Características geográficas
Área total [2] 496,9 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 21 746 hab.
Densidade 43,8 hab./km²
Clima tropical (Aw)
Altitude 475 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,808 muito alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 421 743,902 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 20 286,88

Monte Aprazível é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20º46'21" sul e a uma longitude 49º42'51" oeste, estando a uma altitude de 475 metros. A cidade tem uma população de 21.746 habitantes (IBGE/2010)[2]. Monte Aprazível pertence à Microrregião de Nhandeara. Possui uma área de 496,9 km².

História

“Cidade Represa dos Sonhos”: Origem do nome: Nome arbitrário ou arbitrativo, talvez por estar situada em pequena elevação (lugar sagrado) com perene brisa, visto que o fundador era beato rezador de terços.

Foi fundada por Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel, natural de Areias, Estado de São Paulo, nascido em 1843. Faleceu em Monte Alto, a 1º de setembro de 1919. Mas deixou lembranças na terra por onde passou. Exerceu a profissão de farmacêutico. Foi nomeado capitão, cirurgião-mor do Imperador, por Decreto de 1864.

Era homem trabalhador, profundamente religioso, era Católico assiduo e dado à exploração de novas terras.

Capitão Porfírio, que levou vida de homem simples e bom, tenha sua biografia simples e boa como tudo o que é magnífico e sublime.

Brasileiro, com todas as virtudes raciais de ingênuo e sertanejo, mesmo sem saber e sem propósito deu à sua obra a mesma diretriz original da formação da nossa raça e do nosso país.

Em 1º de Julho de 1898, foram cortados e loteados terrenos (glebas de terras), sítios e fazendas no chamado Sertão de Rio Preto, na região do Estado de São Paulo, época em que também veio residir nestas paragens o Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel.

A Região onde se tornou o Patrimônio de Água Limpa, pertencia a Rio Preto e era formada pelos seguintes rios e riachos: São José dos Dourados, Córrego Água Limpa, Córrego Fortaleza, Córrego do Taquarussú, Córrego da Cachoeira e muitos outros. Uma estrada Boiadeira, com demanda ao Sertão rumo a Porto Taboado, passava pelo Patrimônio Água Limpa, ponto de pouso de boiadas e comitivas que por aqui transitavam.

Com a venda de glebas de terra aqui aportaram desbravadores que deram início a derrubada das matas e o plantio de café, cereais etc, daí ter início a formação do povoado que recebeu a denominação de Patrimônio Água Limpa, a mesma que hoje abastece a cidade de Monte Aprazível. O doador do loteamento urbano foi o cidadão João Busto Moreno.

Como ocorria em muitas localidades, naquela época os lotes eram oferecidos gratuitamente para aqueles que tinham condições de construir, e parte do loteamento foi doado à igreja, tendo a mesma plena liberdade de fazer com os mesmos o que bem quisesse, tal como vender, doar, etc.

A 8 de fevereiro de 1912, o Patrimônio Água Limpa, foi elevado a categoria de Distrito Policial, com ajuda do povo da cidade e região e houve a venda de terrenos foreiros.

Em 1914 o povoado é elevado a categoria de Distrito de Paz, pela Lei nº 1438. As primeiras edificações que muito contribuíram para a formação do povoado tomaram vulto a partir do ano de 1920.

A 6 de agosto de 1919, foi lançada a pedra fundamental da Igreja e a Paróquia do Senhor Bom Jesus, foi criada e instalada em 20 de dezembro de 1920, Padroeiro da Cidade, tendo como primeiro vigário o Padre Ângelo Laguna, sendo o Pároco atual Padre Manuel Brito Pedreira. Construída com a ajuda do povo do Patrimônio e região, tendo também havido a venda de terrenos foreiros.

Na época da formação do povoado as atividades sócio-econômicas se fundavam na abertura de sítios, fazendas, bem como no plantio de cereais e a criação de gado bovino, etc.

Em 1924 um grupo de homens abnegados e progressistas, tendo as vistas voltadas para o progresso sócio-econômico da cidade e região trabalhavam para a elevação do Distrito à Município.

Em 23 de Dezembro de 1924 era elevado a categoria de Município pela Lei Nº 2008 com o nome de Monte Aprazível que foi instalado em 10 de Março de 1925, sendo o primeiro Prefeito o Sr. Amador de Paula Bueno e o primeiro Presidente da Câmara Municipal o Sr. José de Andrade Junqueira.

Salientamos que a origem do topônimo (nome do município) deve-se a que o fundador do Município de Monte Aprazível era simpático, e daí as denominações dadas as cidades de Monte Alto, Monte Azul e Monte Aprazível, cidades fundadas pelo Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel, cidades que tiveram seu início de construção em terrenos de colinas e elevações, mesmo que pequenas, como o caso de Monte Aprazível.

Em 13 de dezembro de 1927, pela Lei 2222, foi elevada a Categoria de Comarca, sendo instalada em 26 de maio de 1928, tendo como Magistrado o Dr. Benedito Alípio Bastos, primeiro Juiz de Direito de Monte Aprazível.

O maior surto do progresso notou-se a partir de 1950 ano em que as atividades sócio-econômicas, educativas, comerciais, industriais e agrícolas mais se desenvolveram, aqui tivemos a instalação de duas indústrias de grande porte que foram a Sambra – Sociedade Algodoeira do Noroeste Brasileiro, e a Agri-Indústria ou como foi chamada a “A Fábrica de Cola e Gelatina”.

Isto se deve a que região era prestativa a instalação destas indústrias, a primeira tendo em vista, a vasta região de terras de primeira qualidade para o cultivo do algodão, a outra localizada as margens da Rodovia asfaltada e distante 9 quilômetros da Estrada de Ferro, Estação de Engenheiro Balduíno, bem como o aproveitamento das águas do Rio São José dos Dourados, para a lavagem e tratamento da matéria-prima necessária aquela indústria.

Geografia

Demografia

Dados do Censo - 2010[2]

População total: 21.746

  • Urbana: 19.803
  • Rural: 1.943
  • Homens: 10.814[5]
  • Mulheres: 10.932

Densidade demográfica (hab./km²): 43,76

Dados do Censo - 2000

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 12,19

Expectativa de vida (anos): 73,31

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,92

Taxa de alfabetização: 90,12%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,808

  • IDH-M Renda: 0,739
  • IDH-M Longevidade: 0,805
  • IDH-M Educação: 0,880

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

Rodovias

  • SP-310 - Feliciano Sales Cunha
  • João Pedro de Rezende (Vicinal que liga a Nipoã)

Administração

Referências

  1. http://www.monteaprazivel.sp.gov.br/secoes.asp?secid=muni&topic=historia/historia.asp  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. a b c d «Censo Populacional 2010 - IBGE» (PDF). IBGE.gov.br. Consultado em 29 de agosto de 2011 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. «SIDRA IBGE - Tabela 608 - População residente, por situação do domicílio e sexo». IBGE. Consultado em 29 de agosto de 2011 

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião de São José do Rio Preto