Monte Arcado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.

Monte Arcado é um lugar da freguesia de Covões[1], concelho de Cantanhede. Foi antigamente vila e sede de concelho. Com as reformas subsequentes à implantação do liberalismo, o concelho foi extinto em 1835, e com a sua freguesia de Covões, foi incorporado no concelho de Cantanhede.

O seu termo municipal compreendia os lugares de: Areia, Arieiro, Bairro das Patas, Barreira da Malhada, Brejeira, Cabecinho, Carmarneira, Cambões, Campanas, Carvalhas, Carvalheira, Cavadas, Espinheira, Fonte Errada, Labrengos, Malhada de Baixo e Malhada de Cima, Martinhos, Marvão, Monte Arcado, Montinho, Paul, Penedos, Picoto, Porto Covões, Quinta da Alegre, Quinta do Marco, Quinta dos Cecílios, Seadouro, Tomezes, Troviscais, Vala do Sardo e Vale do Junco. Hoje este lugares estão distribuídos entre as freguesias de Covões e Camarneira.

Referências

  1. «O CONCELHO E VILA DE MONTE-ARCADO NO SÉCULO XVI». Freguesia de Covões. Consultado em 1 de dezembro de 2015.. Cópia arquivada em 14 de agosto de 2015 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.