Monte Carlo (1930)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Monte Carlo
Monte Carlo (PRT/BRA)
 Estados Unidos
1930 •  p&b •  90 min 
Direção Ernst Lubitsch
Produção Ernst Lubitsch
Roteiro Hans Müller
Ernest Vajda
Vincent Lawrence
Booth Tarkington (romance)
Elenco Jack Buchanan
Jeanette MacDonald
ZaSu Pitts
Claud Allister
Gênero comédia
Distribuição Paramount Pictures
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Monte Carlo (br/pt: Monte Carlo) é um filme estadunidense de 1930, do gênero comédia musical, dirigido por Ernst Lubitsch. O roteiro foi baseado no romance Monsieur Beaucaire, de Booth Tarkington[1]. Para Ken Wlaschin, ele é "maravilhosamente inventivo (...), ainda mais jocoso e sensual" que The Love Parade (1929), o filme anterior do diretor com a estrela Jeanette MacDonald[2]. Entretanto, apesar do famoso touch of Lubitsch, o resultado nas bilheterias foi decepcionante, exceto na Grã Bretanha, culpa, segundo John Douglas Eames, do inglês Jack Buchanan, cujo nome pouco significava fora de seu país[3].

O filme mostra uma das sequências imortais do cinema[3], aquela em que Jeanette MacDonald canta "Beyond the Blue Horizon", debruçada na janela de um trem, acompanhada pelo ruído das rodas nos trilhos, enquanto todo um coral acena ao longo da rodovia.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A Condessa Helene Mara ia casar-se (por dinheiro) com o Príncipe Otto von Liebenheim, mas abandona-o na última hora e parte de trem para Monte Carlo. Lá, começa a fazer a ronda dos cassinos e perde tudo que tinha. Subitamente, um estranho pede para tocar seu cabelo para ter sorte. No entanto, é a própria condessa que recupera tudo que tinha perdido. Daí, ela o contrata como cabeleireiro e secretário particular e eles acabam se apaixonando, porém o casamento é impossível, já que ele não pertence à nobreza. Quando o antigo noivo volta a procurá-la e a leva à ópera, Helene Mara descobre que seu amante é, na verdade, o rico Conde Rudolph Falliere. Portanto, já não existem empecilhos para o matrimônio...

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Jeanette MacDonald Condessa Helene Mara
Jack Buchanan Conde Rudolph Falliere
Claud Allister Príncipe Otto von Liebenheim
Zasu Pitts Bertha, camareira de Helene Mara
Tyler Brooke Armand, amigo de Rudolph
John Roche Paul, o verdadeiro cabeleireiro
Lionel Belmore Duque Gustav von Liebenheim

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • EAMES, John Douglas, The Paramount Story, Londres: Octopus Books, 1985 (em inglês)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Eyman, Scott (30 de novembro de 2000). «Ernst Lubitsch: Laughter in Paradise». JHU Press. p. 383. ISBN 0-8018-6558-1. Consultado em 10 de fevereiro de 2018 
  2. WLASCHIN, Ken, The World's Great Movie Stars and Their Films, página 118, Londres, Inglaterra:Peerage Books, 1985 (em inglês)
  3. a b EAMES, John Douglas, The Paramount Story, Londres: Octopus Books, 1985 (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]