Monte Iwate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monte Iwate
岩手山
Monte Iwate
Monte Iwate e Rio Kitakami em Morioka
Monte Iwate está localizado em: Japão
Monte Iwate
Coordenadas 39° 51' 12" N 141° 0' 03" E
Altitude 2038 m (6679 pés)
Proeminência 1745 m
Listas 100 montanhas célebres do Japão, Lista de picos ultraproeminentes do Japão
Localização Honshu,  Japão
Cordilheira Cordilheira Ōu

O Monte Iwate (岩手山 Iwate-san) é um vulcão ativo de dois picos localizado no norte das Montanhas Ou, na região japonesa de Tōhoku.[1] Tem 2038 metros, e é o pico mais alto e o símbolo da Prefeitura de Iwate. Faz parte da lista de 100 montanhas célebres do Japão.

Topografia e Geologia[editar | editar código-fonte]

O Vulcão Iwate ocupa dois terços da estrutura do pico oeste do Monte Iwate, e nesse pico formou-se um cone parasita. O ponto mais alto do Monte Iwate fica no pico leste deste.

Há uma cratera entre o Monte Iwate e o Monte Kurakami (1570 m). É uma cratera formada através da erosão, e de leste a oeste forma uma elipse de aproximadamente 2,5 quilômetros de semieixo maior. Na caldeira vulcânica da montanha, correm dois pequenos rios chamados Sahosawa (左保沢) e Ōjigokudani (大地獄谷) Há dois lagos de cratera, Lago Okama (御釜湖 Okama-ko) e Lago Onawashiro (御苗代湖 Onawashiro-ko). O pequeno Lago Okama é quase circular, e é um lago de água clara, enquanto o Lago Onawashiro tem sua água quase transbordando, e está expandindo-se a leste. Com a observação de um terremoto, foi possível notar que há magma abaixo da montanha.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Monte Iwate». VIAF (em inglês). Consultado em 26 de novembro de 2019 
  • "岩手山・八幡平 秋田駒" 昭文社(山と高原地図 2011年版) (em japonês). Fevereiro de 2011. ISBN 978-4398757456.