Monte Yōtei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Yotei-zan-from-hirafu.jpg

O Monte Yōtei (羊蹄山, Yōtei-zan, literalmente "montanha do casco de ovelha"?) é um estratovulcão ativo[1] localizado no Parque Nacional Shikotsu-Toya, Hokkaido, Japão. Ele é também chamado de Yezo Fuji ou Ezo Fuji (蝦夷富士?) ("Ezo" sendo o antigo nome da ilha de Hokkaido), devido à semelhança com o famoso Monte Fuji. A montanha também é conhecida como Makkari Nupuri (マツカリヌプリ?) e Monte Shiribeshi (後方羊蹄山, Shiribeshi-yama?).[1] Ele é uma das 100 montanhas célebres do Japão.

Geologia[editar | editar código-fonte]

O Monte Yotei é composto principalmente por andesita e dacita.[1][2] O estratovulcão é simétrico, além da sua semelhança com o Monte Fuji.

História eruptiva[editar | editar código-fonte]

A Tefrocronologia indica duas erupções no Monte Yotei. A mais recente sendo por volta de 1 050 a.C. que surgiu a partir de um cone emergente do flanco noroeste da montanha no Lago Hangetsu (, Hangetsu-ko?). A primeira erupção data por volta de 3 550 a.C.[3]

Referências

  1. a b c «YOTEI-ZAN». Quaternary Volcanoes in Japan. Geological Survey of Japan, AIST. 2006. Consultado em 27 de setembro de 2008. 
  2. «Yotei». Global Volcanism Program. Smithsonian National Museum of Natural History. Consultado em 3 de dezembro de 2009. 
  3. «Yotei:Eruptive History». Global Volcanism Program. Smithsonian National Museum of Natural History. Consultado em 3 de dezembro de 2009. 

Notas[editar | editar código-fonte]