Montezum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Montezum, a maior montanha russa do Brasil e a maior de madeira da América Latina.

Montezum é uma montanha russa de madeira, localizada no parque de diversões paulista Hopi Hari. É considerada a maior montanha russa de madeira da América Latina,[1] e a maior do Brasil, nos quesitos extensão, altura, queda, e velocidade. É uma das atrações mais procuradas do parque.

A construção foi realizada pela companhia RCCA (Roller Coaster Corporation of America), que era uma empresa estadunidense especializada na construção de montanhas russas de madeira. Foram 18 meses de obras, até a sua conclusão cerca de 6 meses antes da abertura do parque, que ocorreu em Novembro de 1999.

Até o ano de 2011, durante a Hora do Horror (evento realizado pelo parque entre os meses de agosto e setembro), um dos trens da montanha-russa fazia o percurso levando os passageiros de costas, o que recebia o nome de Direversi.

A atração está em uma região do parque chamada de Mistieri, onde a tematização remete aos povos pré-colombianos incas, astecas e maias. Isto justifica o nome da atração, que foi inspirado no governante asteca Moctezuma II, mais conhecido como Montezuma.

Primeira queda da Montezum

Dados técnicos[editar | editar código-fonte]

Extensão: 1030,2 metros;

Altura: 42,4 metros;

Queda: 44,5 metros;

Velocidade: 103 Km/h;

Tempo de percurso: 0:58 segundos a partir do topo do lift hill (primeira subida);

Possui dois trens de quatro vagões, sendo que cada vagão comporta seis passageiros, totalizando 24 pessoas por trem. Tem a capacidade de atender cerca de 900 pessoas por hora quando opera com os dois trens.

Recordes[editar | editar código-fonte]

Dentro da categoria de montanhas-russas de madeira, a Montezum ocupa, mundialmente: o 11° lugar no quesito de mais rápida,[2] 6º lugar no quesito de maior altura,[3] 12° lugar no quesito de maior queda[4] e o 55° lugar no quesito extensão.[5]

Panorama da Montezum

Referências

  1. «Montezum». Consultado em 11 de agosto de 2008. Arquivado do original em 2 de setembro de 2011 
  2. «Montanha Russa Search Results». rcdb.com. Consultado em 24 de junho de 2018 
  3. «Montanha Russa Search Results». rcdb.com. Consultado em 24 de junho de 2018 
  4. «Montanha Russa Search Results». rcdb.com. Consultado em 24 de junho de 2018 
  5. «Montanha Russa Search Results». rcdb.com. Consultado em 24 de junho de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]