Monumento Solarius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monumento Solarius
MONUMENTO SOLARIS BY ARI PEREIRA.jpg

Chifrudo

História
Arquiteto
Ange Falchi
Período de construção
Abertura
26 de novembro de 1967 (53 anos)
Status
Completada
Uso
Monumento Urbano
Arquitetura
Telhado
16 metros
Localização
Localização
Santa Maria, DF, Brasil
Endereço
Coordenadas


Destaque da silhueta

O Monumento Solarius, popularmente conhecido como Chifrudo, é uma estátua de porte considerável (dezesseis metros de altura) doada pelo governo da França e que se localiza à margem leste da rodovia BR-040, à direita de quem está entrando no Distrito Federal.

Criado e esculpido pelo escultor francês Ange Falchi, o monumento foi idealizado a partir das informações vinculadas pelos noticiários franceses, sobre o movimento de migração dos brasileiros de todas as regiões a fim de construírem a Capital Nacional.

Doado em 1967 pelo Governo Francês ao Governo Brasileiro, em homenagem a construção da nova Capital - Brasília. Simboliza a ocupação territorial do Distrito Federal e representa o esforço de todos os brasileiros no sentido de se construir a Capital Federal. O monumento foi inaugurado em 26 de novembro de 1967 e é também conhecido por Pioneiros Candango.

O Solarius está localizado na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. Vindo de Nice, na França, o monumento foi embalado em 7 blocos de aço cortados e transportados para Brasília.

Escultura de aço, ferro com chapas galvanizadas, lã de vidro e produtos plásticos em cores. É considerada o "Símbolo do Pioneiro Indômito, que conquistou a região agreste e pungente do Planalto Central".

Atrás do monumento fica um acesso para o Córrego Saia Velha.

Ícone de esboço Este artigo sobre construção civil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]