Saltar para o conteúdo

Monumento dos Quatro Cantos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monumento dos Quatro Cantos
Informação geral
País  Estados Unidos
Data da construção 1868 (157 anos)
Projetado por Nação Navajo
Bureau of Land Management
Estatuto Memorial
Localização
Four Corners Monument está localizado em: Estados Unidos
Four Corners Monument
Localizado entre os estados americanos do Arizona, Colorado, Novo México e Utah
36° 59' 56" N 109° 02' 42" W{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}

O Monumento das Quatro Cantos marca o quadrilátero no sudoeste dos Estados Unidos onde os estados do Arizona, Colorado, Novo México e Utah se encontram. É o único ponto nos Estados Unidos partilhado por quatro estados, o que levou a que a área fosse designada por região dos Quatro Cantos[1]. O monumento marca também a fronteira entre dois governos nativos americanos semi-autônomos, a Nação Navajo, que mantém o monumento como atração turística, e a Reserva da Tribo Ute Mountain Ute.

As origens das fronteiras estatais marcadas pelo monumento ocorreram imediatamente antes e durante a Guerra Civil Americana, quando o Congresso dos Estados Unidos atuou no sentido de formar governos na área para combater a propagação da escravatura na região. Quando os primeiros territórios foram formados, as suas fronteiras foram designadas ao longo de linhas meridianas e paralelas. A partir da década de 1860, estas linhas foram levantadas e marcadas. Estes primeiros levantamentos incluíam alguns erros, mas, mesmo assim, os marcadores colocados tornaram-se as fronteiras legais, substituindo as descrições escritas dos meridianos e paralelos geográficos. Isto inclui o Monumento dos Quatro Cantos, que foi legalmente estabelecido como a esquina dos quatro estados.

Referências

  1. «Explore Four Corners». Canyonlands eSolutions. Consultado em 1 de junho de 2025. Cópia arquivada em 5 de março de 2009 

Ligações externas

[editar | editar código]