Monumento megalítico da Roça do Casal do Meio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monumento megalítico da Roça do Casal do Meio
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Monumento megalítico da Roça do Casal do Meio, também referido como Menir do Vale da Palha, é um Menir do Bronze final localizado na freguesia de Castelo, no município de Sesimbra, em Portugal.[1]

Situado numa encosta totalmente coberta de mato e pertencente à Quinta do Calhariz, este tolo de calcário local terá sido edificado durante a primeira metade do 1.º milénio a.C., correspondendo, grosso modo, ao Bronze Final, tendo sido originalmente coberto por um tumulus de consideráveis dimensões.

Composto de câmara subcircular de falsa cúpula e corredor de acesso, este monumento funerário megalítico tem associados dois enterramentos com um espólio significativo, destacando-se alguns artefactos de bronze, como uma fivela de cinturão, uma fíbula, um anel e algumas pinças. Além destes, encontrou-se ainda um pente executado em marfim, bem como diversos recipientes cerâmicos, alguns dos quais apresentando o elemento decorativo conhecido por ornatos brunidos.

Em termos formais a arquitectura deste monumento megalítico parece aproximar-se de outras estruturas similares existentes na Bacia do Mediterrâneo, com paralelos nos pequenos tolos característicos da época micénica, assim como nalguns nuraghes da Sardenha.[2] [3] [4]

Referências

  1. Ficha na base de dados SIPA
  2. Cardoso, João Luís. «A sepultura da roça do Casal do Meio (Sesimbra) no quadro dos rituais funerários da Idade do Bronze da Baixa Estremadura», in Discursos : língua, cultura e sociedade. ISSN 0872-0738. série 3, n.º 2, abril de 2000, p. 243-251.
  3. Vilaça, R.; Cunha, E. «A Roça do Casal do Meio (Calhariz, Sesimbra): novos contributos» in Al-Madan, série II, n.º 13, pp. 48-57.
  4. Mendonça, Isabel. Monumento megalítico da Roça do Casal do Meio / Menir do Vale da Palha no Sistema de Informação para o Património Arquitetónico da Direção-Geral do Património Cultural.
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.