Moret-Loing-et-Orvanne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Moret-Loing-et-Orvanne
  Comuna francesa França  
Localização
País  França
Características geográficas
População total (2018) 12 439 hab.
Densidade auto hab./km²
Código INSEE 77316

Moret-Loing-et-Orvanne é, desde 1 de janeiro de 2017, uma comuna nova francesa localizada em Sena e Marne, na região da Ilha de França.

Ela é o resultado do agrupamento da comuna nova de Moret Loing et Orvanne (sem os hífens entre as palavras), que já existia no ano de 2016, e da comuna de Veneux-les Sablons.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

Composição[editar | editar código-fonte]

A comuna nova é formada pela reunião de 5 antigas comunas: Moret-sur-Loing, Écuelles, Épisy, Montarlot e Veneux-les-Sablons

Estas antigas estruturas comunais conservam o status de comunas delegadas de Moret-Loing-et-Orvanne.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Por favor consultar os artigos dedicados às antigas communas fusionadas.

História[editar | editar código-fonte]

Em uma primeira etapa, Écuelles e Moret-sur-Loing foram fundidas em para formar, sob o regime de comunas novas, a de Orvanne.[1]

No ano seguinte, Orvanne se mescla com 1 de janeiro de 2016 com Épisy e Montarlot para formar Moret Loing et Orvanne, também sob o regime do novo conjunto. O nome deste conjunto não inclua hífens[2]

Este movimento de agrupamento continuou com a aproximação em 2016 desta e de Veneux-les-Sablons, que os prefeitos defendem que o novo fusão vai "criar uma cidade completa e coerente com equipamentos escolares, culturais e sociais de qualidade, uma zona de atividade importante e dinâmica, um sítio turístico e patrimonial renomado, áreas naturais e agrícolas importantes, um parque habitacional diversificado".[3]

Esta abordagem não foi sem controvérsia, e, em 16 de novembro de 2016, 21 conselheiros municipais de Moret Loing et Orvanne (onze de Écuelles, cinco de Moret e cinco de Épisy) têm renunciado a seus mandatos para protestar contra a decisão tomada, de acordo com eles, pelo prefeito Patrick Septiers de realizar sem consulta e na urgência a fusão com a cidade vizinha de Veneux-les Sablons.[4] O prefeito delegado demissionário de Écuelles, Jean-Christophe Paquier, impugnou na justiça, sem sucesso, esta fusão[5] · [6] · .[7]

Isso não impediu os conselhos municipais de aprovar a fusão, em 21 de dezembro de 2016 para Moret Loing et Orvanne, e 24 de novembro de 2016 para Veneux-les-Sablons, levando a decisão da prefeitura do departamento de criar em 1 de janeiro de 2017 Moret-Loing-et-Orvanne (com os hífens entre as palavras), sempre sob o regime jurídico das comunas novas.[8]

Cultura e patrimônio[editar | editar código-fonte]

Por favor consultar os artigos dedicados às antigas comunas fusionadas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Arrêté du 2 décembre 2014 portant création de la commune nouvelle d'Orvanne.
  2. arrêté préfectoral du 29 octobre 2015 portant création de la commune nouvelle de « Moret Loing et Orvanne » 🔗 (PDF). Recueil des actes administratifs de la préfecture de Seine-et-Marne. [S.l.: s.n.] 29 de outubro de 2015. pp. 18–20. Consultado em 30 de junho de 2016 .
  3. Karine Brives (12 de novembro de 2016). Veneux-les-Sablons va-t-elle rejoindre Moret-Loing-et-Orvanne ? Michel Bénard, maire de Veneux, l'a annoncé lors du conseil municipal de lundi dernier. La commune nouvelle regroupe actuellement Ecuelles, Moret-sur-Loing, Montarlot et Episy. La République de Seine-et-Marne. [S.l.: s.n.] Consultado em 24 de janeiro de 2017 .
  4. Pascal Villebeuf (22 de novembro de 2016). «Moret-Loing-et-Orvanne : l'intégration de Veneux au menu du conseil municipal». Le Parisien, édition de Seine-et-Marne. Consultado em 24 de janeiro de 2017 .
  5. Karine Brives (11 de dezembro de 2016). «Vers de nouvelles élections municipales ?». Après la démission de 21 conseillers municipaux, qui s'ajoutent à 3 postes déjà vacants, l'avenir de la nouvelle commune Moret Loing et Orvanne connaît des temps difficiles. La République de Seine-et-Marne. Consultado em 24 de janeiro de 2017 .
  6. P. V. (12 de dezembro de 2016). «L'élargissement de la commune nouvelle bloqué». Le Parisien, édition de Seine-et-Marne. Consultado em 24 de janeiro de 2017 .
  7. Sylvain Deleuze (22 de janeiro de 2017). «Moret-Loing et Orvanne : la commune nouvelle, agrandie, se réunit ce lundi soir». Le Parisien, édition de Seine-et-Marne. Consultado em 23 de janeiro de 2017  Citação: Le préfet a pris l’arrêté de constitution de la commune nouvelle, aussitôt attaqué en référé par l’ancien maire d’Ecuelles, qui a demandé son annulation auprès du Conseil d’Etat. « Sans le tribunal administratif et le Conseil d’Etat, qui y ont mis bon ordre, sans l’aide de l’Etat, sans le soutien de nombreux élus, sans le courage et la détermination de 48 conseillers municipaux [...], nous aurions pu manquer au plaisir de nous rencontrer aujourd’hui (Ndlr,le 15 janvier) », s’est réjoui Patrick Septiers, le maire (UDI) de la commune nouvelle et vice-président du conseil départemental, lors de ses vœux à la population, à Moret-sur-Loing.
  8. «arrêté préfectoral 2016/DRCL/BCCCL/ n°120 du 26 décembre 2016 portant création de la commune nouvelle de « Moret-Loing-et-Orvanne » à compter du 1er janvier 2017» (pdf). Recueil des actes administratifs de la préfecture de Seine-et-Marne (264): 105-107. 27 de dezembro de 2016. Consultado em 30 de junho de 2016 .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]