Morfotikos Gymnastikos Syllogos Apollon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Apollon Kalamarias
MGSK Apollon.png
Nome PAE Apollon 1926
Alcunhas Pontioi
Fundação 1926 (92 anos)
Estádio Kalamaria Stadium
Capacidade 6.500
Localização Thessaloniki,  Grécia
Presidente Basil Oriental
Treinador Panagiotis Dilmperis
Competição Gamma Ethniki
Website http://mgskapollon.gr/
editar

Apollon Kalamarias (em grego Απόλλων Καλαμαριάς) é um clube de futebol da cidade de Salónica (Thessaloniki) na Grécia. Foi criado em 1926. Sua cores são o vermelho e o preto. Seu escudo contém o rosto do deus apolo. Apolo, também conhecido com Febo (brilhante), na mitologia grega é considerado o deus da juventude e da luz, identificado primordialmente como uma divindade solar, uma das divindades mais ecléticas da mitologia greco-romana. O Apollon Kalamarias, participa do Campeonato Grego de Futebol.

O Apollon Kalamarias, foi fundado por refugiados gregos de Trabzon. Trabzon foi uma importante cidade na Antiguidade, povoada por gregos pônticos, na Idade Média foi a capital do Império de Trebizonda. Situada à beira do mar Negro (em grego clássico: Ponto Euxino), desde o século VIII a.C. que é um porto e centro comercial importante.

Oito anos apos a conquista de Constantinopla pelos turcos, foi realizada a conquista de Trabzon. Os gregos pônticos, que durante todo o curso desses séculos mantiveram sua cultura intacta, desde os tempos antigos, tiveram que fugir para o interior montanhoso do país até 1922, quando foram expulsos em definitivos de suas terras, após inúmeras perseguições e assassinatos de pessoas inocentes, cristãos. Os gregos da Ásia Menor e Pontos, que conseguiram sobreviver a terrível limpeza étnica, praticada pelos turcos, foram obrigados a deixar seu país e morarem como refugiados na Grécia continental com o tratado de Lausanne.

Após 27 séculos, foram obrigados a deixar para trás, suas casas, igrejas, túmulos de sues antepassados, a riqueza de sua história. Em 1994, o Parlamento Grego, votou por unanimidade, proclamar o dia 19 de maio, como o Dia da Lembrança para o genocídio dos gregos na Ásia Menor e Pontos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de GréciaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol gregos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.