Morningrise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Morningrise
Álbum de estúdio de Opeth
Lançamento União Europeia 24 de junho de 1996
Estados Unidos 1997
Gravação Março - abril no inverno escandinavo de 1996 na Unisound
Gênero(s) Death metal progressivo, black metal progressivo
Duração 66:06
74:41 (reedição)
Gravadora(s) União Europeia Candlelight
Estados Unidos Century Black
Produção Opeth & Dan Swanö
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Opeth
Orchid
(1995)
My Arms, Your Hearse
(1998)

Morningrise é o segundo álbum de estúdio da banda sueca de death metal progressivo Opeth. O álbum exemplifica o estilo do Opeth, explorando a dinâmica entre a combinação dos vocais de death metal e partes de guitarra com elementos progressivos e acústicos. A ponte retratada na capa do álbum é uma ponte palladina, localizada no Prior Park, em Bath, Inglaterra.

Canções[editar | editar código-fonte]

A canção "The Night and the Silent Water" é sobre o avô do vocalista/guitarrista Mikael Åkerfeldt, que havia morrido pouco antes da gravação do álbum. Por esta razão, Åkerfeldt nunca ficou confortável tocando a canção ao vivo, e até mesmo declarou em entrevistas que ele não gosta dela. Mais tarde, ele tinha admitido uma mudança de coração, afirmando que acreditava que a canção era uma "obra prima". "To Bid You Farewell," a canção final do álbum e menos pesada, foi notável no momento por não caracterizar nenhum vocal death metal, algo que não era considerado normal para empregar no aumento contemporâneo da cena do death metal escandinavo. Esse álbum também apresenta a maior canção gravada do Opeth: "Black Rose Immortal", que termina após 20 minutos. Até à data, esse continua a ser o único álbum do Opeth que cada canção excede 10 mins. (Excluindo a faixa bônus demo).

Em entrevistas para o DVD Lamentations, Mikael Åkerfeldt declarou que seguindo o sucesso desse álbum, ele se cansou do seu estilo e do número de bandas do 'copycat' utilizando o contraponto em melodias que povoam este álbum e o seu antecessor. Ele vai mais longe ao dizer que ele encontrou algumas sessões de Morningrise "inaudíveis" e foi obrigado a mudar o som do Opeth para My Arms, Your Hearse nesse sentido.

Edições[editar | editar código-fonte]

O álbum foi lançado na Europa pela Candlelight Records em 1996 e nos Estados Unidos pela Century Black em 1997. Foi reeditado pela Candlelight Records em 2000.

A reedição de 2000 contém uma faixa bônus para ambas as edições normal e vinil lançadas pela Displeased Records. Ela é uma demo que foi gravada em torno do mesmo tempo que esse álbum. A faixa bônus também foi lançada na edição caixa de lata limitada em 2003.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as letras escritas por Mikael Åkerfeldt, todas as músicas compostas por Mikael Åkerfeldt e Peter Lindgren.

N.º Título Duração
1. "Advent"   13:45
2. "The Night and the Silent Water"   10:59
3. "Nectar"   10:09
4. "Black Rose Immortal"   20:15
5. "To Bid You Farewell"   10:54

Créditos[editar | editar código-fonte]