Morro do Castro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Morro do Castro é um bairro do município de São Gonçalo (Rio de Janeiro),[1] localizado no 5º distrito de São Gonçalo. O Bairro faz divisa com os bairros Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno, Zumbi, Baldeador e Fonseca.

O bairro possui uma rica vegetação, dois antigos casarões e dois antigos rios, que devido a poluição acabaram virando esgoto. O bairro é cercado por vários morros de divisa, um deles já apresentou um grande foco de incêndio, e mais recentemente, em 2010 uma grande cratera de deslizamento provocadas pelas chuvas de 2010, que afetou todo estado. Também existe uma fazenda, no qual a um casarão, mas esse recentemente está sendo destruído pelas obras de um condomínio.

É assim chamado por estar em um lugar alto e também por causa do seu antigo morador, seu Castro, mas o nome Oficial é Jardim Bela Vista.

O Morro do Castro possui cerca de 3 escolas: Djair Cabral Malheiros, Escola Municipal Governador Roberto Silveira e a Escola Municipal João Brazil, sendo essas 2 últimas fazendo parte de Niterói, já que ficam do outro lado de uma rua, essa rua é a divisa entre os 2 municípios. Possui também uma praça, 2 campos de futebol e 2 postos de saúde (um dentro do bairro e o outro do outro lado da rua divisória), e uma grande variedades de lojas e mercados.

Referências

  1. Mapas e Bairros - São Gonçalo Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Visitado em 24/08/2009.