Morro do Gavião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Morro do Gavião é uma formação rochosa localizada em uma propriedade particular no município de Ribeirão Claro, no norte do estado do Paraná, próximo ao estado de São Paulo.

O Morro do Gavião é uma imensa formação rochosa que se eleva a 850 metros acima do nível do mar e a 380 metros acima do nível da Represa de Chavantes (represa formada pela Usina Hidrelétrica de Chavantes), o que possibilita apreciar uma das mais belas paisagens do estado, tornando-o reconhecido como o principal ponto turístico da região.

Devido as belezas de sua paisagem o Morro recebe inúmeros visitantes, além de ser ponto ideal para a prática de esportes radicais como rapel, escalada e voo livre.

Fatos históricos[editar | editar código-fonte]

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o município de Ribeirão Claro recebeu inúmeras tropas vindas do Rio Grande do Sul em direção ao estado de São Paulo.

Devido à sua localização privilegiada, próximo as margens do Rio Itararé e possibilitando uma ampla visão dos arredores paulistas, o Morro do Gavião foi utilizado como um dos principais pontos de observação pelas tropas getulistas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Fazenda São João e Morro do Gavião http://www.controlemunicipal.com.br/site/secretaria/?cod=pagina/132/fazenda-satildeo-joatildeo-e-morro-do-gaviatildeo-
  2. Cidade histórica se destaca como novo polo turístico do Paraná https://www.portaljnn.com/post/cidade-hist%C3%B3rica-se-destaca-como-novo-polo-tur%C3%ADstico-do-paran%C3%A1