Morro do Livramento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Morro do Livramento, Rio de Janeiro, onde Machado de Assis nasceu. A seta aponta no alto do canto direito a possível casa do nascimento.

O Morro do Livramento é um acidente geográfico da cidade do Rio de Janeiro. Localiza-se entre os Morros da Conceição e da Providência, área central da cidade, próximo à região portuária.

Com o desenvolvimento da cidade, já era habitado antes de 1670, ano em que foi terminada a Capela do Livramento. Nas terras que depois foram da família do senador Bento Barroso Pereira, nasceu e foi criado o escritor Machado de Assis.

O acesso ao local, no século XIX, era à esquerda da rua da Saúde, pela rua das Escadinhas, que dá saída para as Ladeiras do Livramento e do Monte.

Em 1883 pertencia ao 2º Distrito da Freguesia de Santa Rita.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CAVALCANTI, J. Cruvello. Nova Numeração dos Prédios da Cidade do Rio de Janeiro (Coleção Memória do Rio 6-I). Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade, s.d.. p. 462.
  • CARDOSO, José Antonio dos Santos. Guia das cidades do Rio de Janeiro e Nictheroy para 1883. Rio de Janeiro: Typographia Perseverança, 1882. p. 203.
Ícone de esboço Este artigo sobre urbanismo, planejamento e estudos urbanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.