Morro do Moreno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cacto - Morro do Moreno

O Morro do Moreno tem 184 metros de altura, está localizado próximo ao centro de Vila Velha, estado do Espírito Santo, Brasil, Latitude 20°19'32.75"S Longitude 40°16'36.91"O. Ao seu lado encontra-se o Convento da Penha, que fica localizado também no topo de um morro. Os dois morros dão boas-vindas a todos que vão à cidade de Vila Velha, a partir da capital do estado Vitória, passando pela Terceira Ponte. São cartões-postais da cidade.

Acesso[editar | editar código-fonte]

O acesso ao morro pode ser feito de duas formas: pela estrada de terra, que pode ser enfrentada por um veículo 4x4, a pé e até mesmo de bicicleta de montanha, ou mesmo em uma das diversas possibilidades de trilhas.

Do alto do morro são comuns pessoas observando o nascer e o pôr do sol. Durante o reveillon muitos optam em ver a queima de fogos que acontece na orla das praias de Vila Velha do alto do Morro.

Características[editar | editar código-fonte]

O morro é localizado praticamente no centro da cidade, mas é formado pela Mata Atlântica, sendo de um dos lados cercado pelo mar, onde dá acesso ao Porto de Vitória passando por debaixo da 3º ponte, e do outro lado a cidade.

Possui locais para pesca, rapel, trilhas (trekking), bicicleta de montanha, rampa para voo livre, fonte com água mineral, e uma bela vista para a cidade de Vitória e de Vila Velha, para o Convento da Penha e as praias da Costa e Itapuã. Obs.: No alto do morro existem várias torres de comunicação. Subir na mais alta delas propicia uma vista ainda mais ampla.

Flora[editar | editar código-fonte]

Possui uma vasta flora, que é característica da Mata Atlântica. Desde flores e orquídeas de pequeno porte, árvores frutiferas, até árvores de grande porte são encontradas. Alguns exemplos :

[1]

Fauna[editar | editar código-fonte]

Em sua fauna podemos encontrar uma grande quantidade de pássaros, lagartos e insetos. Mas com sorte você pode encontrar sagüis, enormes caranguejeiras e cobras.

Geologia[editar | editar código-fonte]

As rochas encontradas no morro são, predominantemente, granitóides de diferentes gerações, com enclaves máficos de variados tamanhos.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]