Morro do Tuiuti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Morro do Tuiuti é um acidente geográfico e uma favela[1] localizados no bairro de São Cristóvão, no município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

Existem duas possibilidades para a origem do topônimo "Tuiuti":

  • é uma palavra de origem tupi, significando, nessa língua, "rio do lamaçal", através da junção de tuîuka (lamaçal)[2] e ty (rio)[3]. Seria uma referência à Batalha de Tuiuti, na Guerra do Paraguai;
  • é uma referência ao pássaro conhecido como "tuiuti" (Forpus passerinus vividus (Ridg.))[4].

História[editar | editar código-fonte]

Sua história é tão antiga quanto a do bairro de São Cristóvão, remontando aos tempos do Império. O Morro do Tuiuti tem uma longa tradição de atividades carnavalescas, tendo dado origem às escolas de samba Unidos do Tuiuti e Paraíso das Baianas e ao bloco carnavalesco "Bloco dos Brotinhos". As três agremiações deram origem à atual escola de samba Paraíso do Tuiuti.

Implantação da unidade de polícia pacificadora[editar | editar código-fonte]

Em 3 de novembro de 2011, a comunidade passou a ser atendida pela 18° Unidade de Polícia Pacificadora[5].

Referências

  1. http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/ultima-a-ser-pacificada-mangueira-tem-mais-projetos-sociais-que-outras-favelas-20111224.html
  2. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 143.
  3. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 118.
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 725.
  5. UPP repórter: abrace essa ideia! Disponível em http://upprj.com/wp/?page_id=1889. Acesso em 29 de dezembro de 2012.