Mortícia Addams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2012). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mortícia Addams
Progenitores Mãe:Grandmama Addams
Cônjuge Gomez Addams
Filho(s) Wandinha Addams

Morticia Frump Addams, conhecida como Morticia Addams é uma personagem ficticia do cartunista norte-americano Charles Addams, A Família Addams.

Morticia é a esposa de Gomez Addams e mãe de Wednesday Addams (Wandinha na versão brasileira) e Pugley Addams (Feioso na versão brasileira). O personagem se originou nos cartoons de Charles Addams para a revista The New Yorker em 1930. Nos desenhos, nenhum dos membros da família tinham nomes. Quando os personagens foram adaptados à série televisiva de 1964, Charles Addams lhe deu o nome de "Mortícia", significando "morte" (derivado de "mors mortis", a palavra latina para "morte", e talvez também de "coveiro").

Nome de solteira Morticia é "Frump", ela tem uma irmã mais velha chamada Ophelia Frump (também interpretada por Carolyn Jones na serie de 1964) e sua mãe e Hester Frump (interpretada por Margaret Hamilton).

"O verdadeira chefe de família ... em voz baixa, incisiva e sutil, os sorrisos são raros ... beleza admirável ... desprezo e original e com lealdade familiar forte ... até mesmo na disposição, silenciada, espirituosa, às vezes mortal ... dada a baixa rapsódias com chave sobre seu jardim de erva-moura mortal meimendro e cabelos comprido. ...[1]

Morticia é descrita como uma bruxa, ela tem a pele pálida e longos cabelos pretos. Ela geralmente se veste de preto vestidos góticos para combinar com os seus cabelos. De acordo com a Wandinha Addams, Morticia aplica fermento em pó no rosto, para esconder as rugas. Em cada episódio, ela facilmente seduz o marido Gomez, falando francês (ou qualquer outra língua estrangeira). Mortícia é musicalmente inclinada, e é vista frequentemente livremente dedilhando um shamisen. Ela frequentemente desfruta de cortar fora os brotos e flores de rosas que ela se desfaz, ficando apenas os caules (acha os espinho encantadores). Ela também tem uma planta carnívora, uma Estranguladora Africana chamada Cleópatra, que ela gosta de alimenta-la com comida de humanos (hamburgers), possui também um leão de estimação conhecido na versão brasileira como gatinho (na versão original é chamado de ``Kitty Cat´´). Mortícia também tem uma afinidade para fazer certo que sua família mantém a forma tradicional, e é normalmente o mais surpreso quando um dos clãs se desvia e faz algo "agradável".

De inicio Morticia não se casaria com Gomez Addams, na verdade a mão de sua irmã mais velha Opheila foi dada a ele, porém Morticia foi levada junto de sua irma pos não havia ninguém para cuidar de seu ``gatinho´´, assim quando Gomez e Morticia se viram pela primeira vez se apaixonaram e quase cometeram Suícidio para permanecerem juntos, algo que foi impedido por Mãozinha.


A árvore da família de Mortícia pode ser rastreada até Salem, Massachusetts, e bruxaria também está implícita, por vezes, na série de televisão. [2] Por exemplo, Morticia gosta de "fumo", uma atividade que não envolva cigarros ou charutos, seu marido, mas ao invés de fumaça emana debaixo dela. [3]

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Angelica Houston como Mortícia no filme Família Addams (1991).

Mortícia foi retratada por Carolyn Jones na série de TV de 1964 e por Angelica Houston, em A Família Addams (1991) e sua continuação Addams Family Values (1993). Huston retrato de Morticia estava sempre iluminado por um brilho fantasmagórico ao redor dos olhos, que se tornou mais perceptível quando ela estava de pé ou deitado na penumbra. Daryl Hannah jogado Morticia no filme de 1998 Addams Family Reunion. Ellie Harvie jogado Morticia da série revival, The New Addams Family. Na primeira série animada feita em 1973, Morticia foi dublada por Janet Waldo. Em 1992 a série animada, ela foi dublada por Nancy Linari. Em 2010 o musical da Broadway, Morticia é retratado por Bebe Neuwirth.

Morticia também foi a fonte de bruxa da Disney-pato Patalógica, primeiramente concebida e desenhada por Carl Barks.

Em 2002 Júlia Lemmertz interpretou a vampira Marta Morta na novela O Beijo do Vampiro. O nome da personagem e suas características eram claramente referentes à Morticia.

Interpretes
Nome Período Trabalho Nacionalidade
Carolyn Jones 1964 á 1966

1972

1977

The Addams Family

Epsódio Wednesday Missing (dublagem, The New Scooby doo movies)

Halloween with The New Addams Family

EUA
Janet Waldo 1973 The Addams Family (cartoon) EUA
Angelica Houston 1991

1993

Addams Family (movie)

Addams Family Values

EUA
Nancy Linari 1992 The Addams Family (cartoon) EUA
Daryl Hannah 1998 Addams Family Reunion EUA
Ellie Harvie 1998 The New Addams Family (remake) EUA
Babe Neuwirth 2010 The Addams Family Musical (Broadway) EUA
Marisa Orth 2012 A Familia Addams (musical) BR
Charlize Theron 2019 The Addams Family (animation) EUA

Referências

  1. Charles Addams official website
  2. Season 1: Episode 5, "The Addams Family Tree"
  3. Season 1: Episode 9, "The New Neighbors meet the Addams"