Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas. Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes, citando fontesfiáveis e independentes.
Taxas de mortalidade infantil a nível mundial, por país.
Mortalidade infantil consiste na morte de crianças no primeiro ano de vida e é a base para calcular a taxa de mortalidade infantil, que consiste na mortalidade infantil observada durante um ano, referida ao número de nascidos vivos do mesmo período.
Para facilidade de comparação entre os diferentes países ou regiões do globo esta taxa é normalmente expressa em número de óbitos de crianças com menos de um ano, a cada mil nascidos vivos.
O índice considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes para cada mil nascimentos.
O Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) mantém uma ordenação dos países por taxa de mortalidade, utilizando um conceito chamado Under 5 mortality rate ou U5MR definido pela OMS como a probabilidade de uma criança morrer até aos cinco anos de idade, por mil crianças nascidas vivas.
Taxas de mortalidade por 1000 nascidos vivos (países da CPLP)
Evolução da taxa de mortalidade infantil (número de crianças mortas por 1000 nascidos vivos) no mundo e por região, entre 1965-1970 e 2000-2005 (Nações Unidas)
Notas:
(1) Ordenação dos países da UNICEF por taxa de mortalidade até aos 5 anos. Os piores indicadores aparecem nas primeiras posições.
(2) Mortalidade de fetos (a partir de 28 semanas de gestação ou 1000 gramas de peso) até ao fim do 7º dia de vida.