Mosca-de-banheiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaMosca-dos-filtros
Mosca 050611 092.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Subordem: Nematocera
Família: Psychodidae
Género: Psychoda e Telmatoscopus
Espécies
ver texto

Mosca dos filtros, mosca de banheiro, mosquito de banheiro ou mosquitinho de banheiro, chamexuga ou ainda tabelinha, são designações comuns aos insetos dípteros da família dos psicodídeos, especialmente os do gênero Psychoda, pequenos e pilosos. Possuem esse nome por serem frequentemente encontrados em banheiros, uma vez que suas larvas criam-se nos ralos e nos encanamentos do esgoto.

No Brasil, ocorrem principalmente quatro espécies, três do gênero Psychoda, Psychoda alternata, Psychoda cinerea e Psychoda satchelli, e uma do gênero Telmatoscopus, Telmatoscopus albipunctatus. No caso da sua presença em banheiros, seus ovos são depositados nas paredes dos ralos, próximo à superfície da água.

Prevenção[editar | editar código-fonte]

Para eliminar os focos é preciso localizar onde está sendo feita a ovipostura (geralmente nos ralos, no próprio ambiente). É preciso fechá-los ou, não sendo possível, aplicar neles cloro diariamente para inibir a proliferação, pois pequenas concentrações de matéria orgânica são suficientes para suprir a existência desses insetos. Existem alguns ralos que permitem o fechamento, os quais devem ser abertos apenas quando necessário. Água sanitária e água fervente também ajudam a diminuir a incidência.

De qualquer forma, a melhor maneira de eliminar o problema é usar medidas de controle integrado de pragas.

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.