Mosteiro de São Tadeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monastério de São Tadeu
Northwestthaddes.jpg
Geografia
País
Província
Condado
Chaldoran County (en)
Parte de
Área
0,4 km2
Coordenadas
Funcionamento
Estatuto
mosteiro
bem cultural (en)
Estatuto patrimonial
Património Nacional Iraniano (en) (a partir de )
parte do Património Mundial (d) (a partir de )
História
Origem do nome
Map

O Mosteiro de São Tadeu (arménio Սուրբ Թադէոս վանք - Sourb Tadeos Vank; azerí: قره کیلسه - ; Persa - Ghareh keliseh) também conhecido como Kara Kilise, é um antigo mosteiro armênio localizado nas montanhas do Azerbaijão Ocidental, a 20 km de Maku.

Historia e arquitetura[editar | editar código-fonte]

Um dos doze apóstolos, São Judas Tadeu foi martirizado, enquanto difundia o evangelho. Este santo é venerado pela igreja armênia. A lenda indica que a igreja dedicada a São Judas Tadeu foi a primeira construída no sitio no ano 68.

Não se conserva muito da igreja original, a qual foi extensamente reformada em 1329 depois da destruição sofrida por um sismo em 1319. Alguma das partes têm sobrevivido desde o século X.

Serviços religiosos[editar | editar código-fonte]

Na atualidade apenas se celebra um serviço religioso ao ano coincidindo com o dia de São Judas Tadeu a princípios de julho, o qual é atendido por peregrinos armênios que procedem de todo o Irã. Desde o estabelecimento da República Islâmica do Irã os cristãos têm permitida a entrada da igreja durante as celebrações.

Imagem: Conjuntos Monásticos Arménios no Irão A Mosteiro de São Tadeu está incluída no sítio "Conjuntos Monásticos Arménios no Irão", Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg

Ligações externas[editar | editar código-fonte]