Mothern (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mothern
Mothern (série de televisão)
Informação geral
Formato
Gênero Comédia Dramática
Duração 24 minutos (30 com os comerciais)
Criador(es) Luca Paiva Mello
Rodrigo Castilho
Elenco Fernanda D'Umbra
Melissa Vettore
Juliana Araripe
Camila Raffanti
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 3
Episódios 39
Produção
Diretor(es) Luca Paiva Mello
Pedro Amorim
Paschoal Samorra
Luis Pinheiro
Produtor(es) Gil Ribeiro
Exibição
Emissora original Brasil GNT
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 19 de agosto de 2006 - 2007

Mothern foi uma série de televisão de comédia brasileira, criada por Luca Paiva Mello e Rodrigo Castilho. "Mothern" estreou no canal GNT e, posteriormente, foi exibida em 114 países pela Globo International. Foi a primeira série de dramaturgia do canal GNT - uma co-produção com a Mixer.[1] "Mothern" apresenta de forma bem-humorada o cotidiano de quatro mulheres que descobrem o real significado da maternidade nos dias atuais. A cada episódio, uma situação diferente será vivida pelas personagens principais. A série foi indicada ao International Emmy Awards e teve 3 temporadas - em um total de 39 episódios.[2]

Em 2002, foi criado o blog Mothern, que relatava histórias de duas mães. Em seguida, foi lançado o livro Mothern - Manual da Mãe Moderna (Editora Matrix, 2005) por Laura Guimarães e Juliana Sampaio. E em 2006, o livro inspirou a criação da série.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Beatriz, Mariana, Raquel e Luísa são jovens, profissionais e mães. À beira de um ataque de nervos, elas tentam encontrar o equilíbrio nas suas vidas e o melhor caminho para criarem os seus filhos. São amigas, mas têm personalidades muito diferentes. Cheias de dúvidas e imperfeições, as motherns têm jogo de cintura para encontrar saídas muito pessoais para dilemas universais.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Mariana (Fernanda D'Umbra) é uma chefe de cozinha de 35 anos, mãe de Bel (Klara Castanho), cinco anos, e separada há 6 meses do marido. Ela é independente, prática e decidida, é uma mulher que planeja e cumpre. Irônica e desencanada, dentro dos limites de uma mãe, é cúmplice da filha. Tem medo que ela seja no futuro uma pessoa frágil e, por isso, preocupa-se em prepará-la para as adversidades da vida. Criou a filha com o apoio de uma verdadeira equipe, que ainda mantém e gerencia, formada por babá, motorista e empregada.
  • Luísa (Melissa Vettore) é uma dona de livraria de 34 anos, mãe de Nina (Giovana Ramos, Giulia Ramos), um ano, e madrasta de Martim (Pedro Henrique Lemos), 6 anos, com desejo de ser escritora. É romântica, insegura e muito ponderada. Está o tempo todo mediando relações e vive cheia de dúvidas. Preocupa-se muito em cuidar bem da filha e sempre questiona a si mesma se está de acordo com os padrões. Já leu tudo que existe sobre maternidade e vive perseguida pelos conselhos de especialistas.
  • Beatriz (Juliana Araripe) é uma arquiteta de 30 anos, mãe de Filipe (Miguel de Azevedo Marques), de três meses. Ela é intempestiva, surtada, e mãe de primeira viagem. Tem espírito aventureiro, sempre viveu nos extremos e agora tenta se adaptar a uma vida mais centrada.
  • Raquel (Camila Raffanti) é uma publicitária de 31 anos, mãe de Laura (Pietra Pan), três anos, e Pedro (Enrico Damaro), dois anos. Ela é controladora, exigente e autoritária, é também muito prática e franca. Diz sempre o que pensa, geralmente de forma bem educada, sendo direta quando fala de sexo. Metódica, tem mania de ajeitar as coisas até mesmo na casa dos outros. Agora que os filhos estão um pouco mais crescidos, vive impulsos de uma adolescência tardia. Maternal e muito carinhosa, faz tudo com muita naturalidade. Por isso, é também muito exigente e perde a cabeça quando as coisas saem do controle.

Elenco[editar | editar código-fonte]

As "Motherns"[editar | editar código-fonte]

Os maridos[editar | editar código-fonte]

As crianças[editar | editar código-fonte]

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Primeira temporada (2006)[editar | editar código-fonte]

  1. O Nascimento da Mothern - 19 de Agosto
  2. Noite - 26 de Agosto
  3. Escolhas, Palpites e Ansiedades - 2 de Setembro
  4. Feitiços do Tempo - 9 de Setembro
  5. Quem Quer Ajuda? - 16 de Setembro
  6. A Hora Certa - 23 de Setembro
  7. O Inferno São os Outros? - 30 de Setembro
  8. Verdade Seja Dita - 7 de Outubro
  9. Domingo - 14 de Outubro
  10. Matemática Motherna - 21 de Outubro
  11. Maneiras e Maneiras… - 28 de Outubro
  12. Campo Minado - 4 de Novembro
  13. Dois ou Um - 11 de Novembro

Segunda temporada (2007)[editar | editar código-fonte]

  1. Imprevistos - 26 de Maio
  2. Malabarismos - 2 de Junho
  3. Disputas - 9 de Junho
  4. Regras - 16 de Junho
  5. Tristeza - 23 de Junho
  6. Festa- 30 de Junho
  7. Exemplos - 7 de Julho
  8. Cuidados - 14 de Julho
  9. Medo - 21 de Julho
  10. Separados - 28 de Julho
  11. Desejo, Necessidade, Vontade - 4 de Agosto
  12. Não! - 11 de Agosto
  13. Ano-Novo - 18 de Agosto

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada de "Mothern" foi indicada ao International Emmy Awards de 2007,[1][ligação inativa] que premia programas de televisão de todo o mundo. A série foi indicado na categoria "Drama Series". Foi também o único projeto brasileiro selecionado para participar do INPUT - International Public Television de 2007, em Lugano.[1]

Referências

  1. a b Castro, Thell de (28 de outubro de 2012). «Terceira temporada de "Mothern" na GNT» (em inglês). Sidney Resende. Consultado em 13 de outubro de 2012 
  2. Bittencourt, Cristal (3 de agosto de 2010). «Mothern – Manual da série brasileira». Apaixonado por Séries. Consultado em 13 de outubro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.